sexta-feira, 13 de agosto de 2010

1967 - III Festival de Música Popular Brasileira

III Festival de Música Popular Brasileira
Agradecimentos ao "Paulinho Tarraf" por disponibilizar os vídeos no Youtube.
Descrição dos vídeos: Cleicia Teixeira

"O FESTIVAL DA VIRADA"
Local: Teatro Paramount
Data: Outubro 1967
Prêmio Sabiá de Ouro

Classificação:

1º Lugar: Ponteio (Edu Lobo e Capinam) - Intérpretes: Edu Lobo, Marília Medalha e Quarteto Novo
2º Lugar: Domingo no Parque (Gilberto Gil) - Intérpretes: Gilberto Gil e Os Mutantes
3º Lugar: Roda Viva (Chico Buarque) - Intérpretes: Chico Buarque e MPB-4
4º Lugar: Alegria, Alegria (Caetano Veloso) - Intérpretes: Caetano Veloso e Beat Boys
5° Lugar: Maria, Carnaval e Cinzas (Luiz Carlos Paraná) - Intérpretes: Roberto Carlos
6° Lugar: Gabriela (Francisco Maranhão) - Intérpretes: MPB-4

Melhor Intérprete: Elis Regina - O Cantador (Dori Caymmi e Nelson Motta)
Momento Marcante do III Festival de MPB
Beto Bom de Bola (Sérgio Ricardo) - Intérprete: Sérgio Ricardo

Parte 01 - III Festival de MPB (TV Record)

Neste vídeo, a apresentação de Elis Regina com "O Cantador" (Dori Caymmi e Nelson Motta). Elis leva o prêmio de melhor intérprete do Festival. Já, Nara Leão e Sidney Millher ganham a categoria melhor letra, com a longa canção "A Estrada e o Violeiro" (Sidney Miller).



Parte 02 - III Festival de MPB (TV Record)

Neste vídeo, a apresentação de Maranhão e MPB 4 com "Gabriela" (Francisco Maranhão), que ficaram em 6º lugar na classificação geral. Roberto Carlos foi vaiado em meios aos plausos, ficou com a 5º classificação com "Maria, Carnaval e Cinzas" (Luiz Carlos Paraná). O motivo que originou as vaias é que algumas pessoas não aceitavam o fato de um ídolo da Jovem Guarda, cantasse um samba deste. (foi a música mais vendida em toda a história dos Festivais da MPB da TV brasileira).



Parte 03 - III Festival de MPB (TV Record)

Meus mestres estão neste vídeo, só faltou mesmo o Tom (amo!). A consagração do Gênio, Caetano Veloso acompanhado pelos Beat Boys cantando "Alegria, Alegria" (Caetano Veloso). Apresentação fodástica, causa-me ainda hoje um orgulho imenso de ser brasileira!!! Ele obteve a 4ª classificação, mas foi o nome do Festival. Um pouco mais da nossa beleza musical  foi a 3ª classificação de Chico Buarque e MPB-4 cantando "Roda Viva (Chico Buarque).



Parte 04 - III Festival de MPB (TV Record)

O tropicalismo totalmente inserido na sociedade, Gilberto Gil e Os Mutantes, ganham o 2º lugar com "Domingo no Parque" (Gilberto Gil). O 1º lugar fica com Edu Lobo, Marilia Medalha e Quarteto Novo com "Ponteio" (Edu Lobo e Capinam). O festival acaba num ápice absoluto e de união, o que é bem legal observarmos já que trata-se de uma competição. Show de bola! Salve, o músico brasileiro!!!



Entrevista 01 - III Festival de MPB (TV Record) 

Neste vídeo, temos uma dimensão do impacto que os festivas musicais causaram na época . No vídeo, destaque pra entrevista de Edu Lobo, Caetano Veloso e Paulo (Diretor da TV Record) comentando sobre as polêmicas geradas em torno das vaias que Sergio Ricardo obteve e sua atitude (ele quebrou o violão e se jogou na plateia) e o vídeo finaliza com "Ponteio", grande vencedora do programa.


.

Nenhum comentário: