quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

1977 - Cara & Bocas (álbum)

CARAS & BOCAS

Universal / 1977

Lado A

1 Caras e bocas (Caetano Veloso - Maria Bethânia)
2 Me recuso (Rita Lee - Luís Sérgio Carlini - Lee Marcucci)
3 Louca me chamam (Crazy he call's me) (C. Sigman - B. Russel - versão: Augusto de Campos)
4 Clariô (Péricles Cavalcanti) 5 Minha estrela é do Oriente (Tindoró dindinha) (Jorge Ben)      

Lado B

1 Tigresa (Caetano Veloso)
2 Negro amor (It's all over now, baby blue) (Bob Dylan - versão: Caetano Veloso - Péricles Cavalcanti)
3 Meu doce amor (Marina Lima - Duda Machado)
4 Solitude (Duke Ellington - E. de Lange - I. Mils - versão: Augusto de Campos)
5 Um favor (Lupicìnio Rodrigues)

LETRAS:

Caras e bocas
(Caetano Veloso – Maria Bethânia)

Quando eu canto o segredo
Quando mostro algum medo
Ou mais
Quando falo de amor ou desejo
Minha boca se mostra macia
Vermelha
Mas se dessa garganta
Das cordas escondidas desse peito sufocado
Desse coração atrapalhado
Surge uma nora brilhante
De cristal transparente
Minha cara invade a cena
Rasga a vida
Mostro o brilho agudo musical.

Me recuso
(Rita Lee – Luis Sérgio Carlini – Lee Marcucci)

Me recuso a ficar só
Antes mal acompanhada
Pelo menos eu tenho com quem brigar
Ou talvez alguém pra amar
Afinal
Tudo é relativo aos bons costumes do lugar
Tudo é relativo aos bons costumes do lugar
Só, só, só, só, só, só, só
Me recuso a ficar só, só, só, só, só, só, só

Eu só sei que a gente nunca
Eu só sei que a gente nunca deve
A gente nunca deve dizer nunca
Já pensou como seria chato?
Já pensou como seria chato?
Chá, chá, chá, chá, chá, chato
Tudo isso é muito chá, chá, chá, chá, chá, chato

Morar sozinha num palácio
Eu prefiro uma casa de sapé
Um homem, uma mulher
Se bem que a grana ainda ajuda
Mas um dia a sorte muda
Afinal a inocência não dura a vida inteira
Brinque de ser sério e leve a sério a brincadeira
Só, só, só, só, só, só, só
Me recuso a ficar só, só, só, só, só, só, só.

Louca me chamam (Crazy he call’s me)
(C. Sigman – B. Russel – versão: Augusto de Campos)

Eu moverei montanhas
Sei mover montanhas
Se ele assim quiser, moverei
Louca me chamam
Sim, sou louca
Louca de amor, eu sei

Eu andarei no fogo
Sei andar no fogo
Se ele assim quiser, andarei
Louca me chamam
Sim, sou louca
Louca de amor serei

Como luar que move a palha
Me abala o seu olhar
A música eu sei cantar
A mágica eu posso ensinar

Eu te darei pra sempre
Digo para sempre
Te darei a chave do céu
Louca me chamam
Sim, sou louca
Louca de amor serei

Como luar que move a palha
Me abala o seu olhar
A música eu sei cantar
A mágica eu posso ensinar

Eu te darei pra sempre
Digo para sempre
Te darei a chave do céu
Louca me chamam
Sim, sou louca
Louca de amor sou eu.

Clariô
(Péricles Cavalcanti)

Eram nuvens escuras sobre o céu da cidade
De repente a fagulha, raieletricidade
Ô, clariô, ô, clariô
Ô, clariô, ô, clariô

Eram idéias confusas na cabeça e no peito
De repente a palavra, fogo, canto e desejo
Ô, clariô, ô, clariô
Ô, clariô, ô, clariô

Eram passos cansados de dançar a mesma dança
De repente uma nova, reggae, luz, esperança
Ô, clariô, ô, clariô
Ô, clariô, ô, clariô.

Minha estrela é do Oriente (Tindoró dindinha)
(Jorge Ben)

Minha estrela é do Oriente
Sou namorado da lua, sou batuqueiro (Sou batuqueiro)
Nasci e vivo contente
Comigo com meus amigos e com minha gente
(Comigo com meus amigos e com minha gente)
Pois enquanto existir Deus no céu
Urubu não come folha (Urubu não come folha)
Enquanto existir Deus no céu
Vou cantando, gente boa

Tindoró, tindorá, dindinha, tindoró
Tindoró, dindinha, dindinha, tindoró
Tindoró, dindinha, dindinha, tindoró
Tindoró, dindinha, dindinha, tindoró
Chama ê, chama ma ma ô
Chama ê ê, chama ma ma ô
Curare mata, cura, curarerê
Curare mata, cura, curarerê
Chama ê, chama ma ma ô
Chma iê iê
Chama ê ê, chama ma ma ô
Curare cura, cura, curarerê
Curare cura, cura, curarerê...

Tigresa
(Caetano Veloso)

Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel
Uma mulher, uma beleza que me aconteceu
Esfregando a pele de ouro marrom
Do seu corpo contra o meu
Me falou que o mal é bom e o bem cruel

Enquanto os pelos dessa deusa tremem ao vento ateu
Ela me conta sem certeza tudo o que viveu
Que gostava de política em 1966
E hoje dança no Frenetic Dancin’ Days

Ela me conta que era atriz e trabalhou no Hair
Com alguns homens foi feliz, com outros foi mulher
Que tem muito ódio no coração
Que tem dado muito amor
Espalhado muito prazer e muita dor

Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar
Porque ela vai ser o que quis
Inventando um lugar
Onde a gente e a natureza feliz
Vivam sempre em comunhão
E a tigresa possa mais do que o leão

As garras da felina me marcaram o coração
Mas as besteiras de menina que ela disse não
E eu corri pra o violão um lamento
E a manhã nasceu azul
Como é bom poder tocar um instrumento.

Negro amor (It’s all over now, baby blue)
(Bob Dylan – versão: Caetano Veloso – Péricles 
 Cavalcanti)

Vá, se mande, junte tudo que você puder levar
Ande, tudo que parece seu é bom que agarre já
Seu filho feio e louco ficou só
Chorando feito fogo à luz do sol
Os alquimistas já estão no corredor
E não tem mais nada, negro amor

A estrada pra você e o jogo e a indecência
Junte tudo que você conseguiu por coincidência
E o pintor de rua que anda só
Desenha a maluquice em seu lençol
Sob seus pés o céu também rachou
E não tem mais nada, negro amor

Seus marinheiros mareados abandonam o mar
Seus guerreiros desarmados não vão mais lutar
Seu namorado já vai dando o fora
Levando os cobertores, e agora?
Até o tapete sem você voou
E não tem mais nada, negro amor

As pedras do caminho, deixe para trás
Esqueça os mortos que eles não levantam mais
O vagabundo esmola pela rua
Vestindo a mesma roupa que foi sua
Risque outro fósforo, outra vida, outra luz, outra cor
E não tem mais nada, negro amor.

Meu doce amor
(Marina – Duda Machado)

Eu sempre sei por onde vou
Eu sempre quis tudo que fiz
Seja quem for foi só por que eu fiz, eu quis
Como um punhal, um punhal  que brilha
Brilha só
E desde que me conheço acho que mereço
Desde que me conheço
Tudo o que desejo, iê
E se acontece uma paixão
Como aconteceu, o amor sou eu
Fui mais você até onde deu, até doer
Com flor e garra, flor e garra
Sim, mas você não, não, não
Você vacilou
Você vacilou, vacilou
E agora, agora você
Você vai sangrar um mar de dor
Você vai sangrar um mar de dor
E como é doce esse sangue, meu amor
E como é doce esse sangue, meu amor
Seja o que for esse sangue,meu amor
Eu quis humilhar meu doce amor
Eu quis humilhar meu doce amor
Eu quis humilhar...

Solitude
(Duke Ellington – E. de Lange – I. Mills – versão:
 Augusto de Campos)

Nessa solidão eu choro
As horas que não voltam mais
Nessa solidão devoro
Memórias que você me trás
Eu sento e espero
E me desespero
Ninguém pode ser tão só
O dia inteiro
Eu sento e espero
Vou enlouquecer de dor
Nessa solidão imploro
Pra ver você uma vez mais
Eu sento e espero
E me desespero
Ninguém pode ser tão só
O dia inteiro
Eu sento e espero
Vou enlouquecer de dor
Nessa solidão imploro
Pra ver você e viver em paz.

Um favor
(Lupiscínio Rodrigues)

Eu hoje acordei pensando
Por que é que eu fico chorando
Podendo lhe procurar
Se a lágrima é tão maldita
E a pessoa mais bonita
Cobre o rosto pra chorar
E refletindo um segundo
Resolvi pedir ao mundo
Que me fizesse um favor
Para que eu não mais chorasse
Que alguém me ajudasse
A encontrar meu amor
Maestros, músicos, cantores
Gente de todas as cores
Façam esse favor pra mim
Quem souber cantar que cante
Quem souber tocar que toque
Flauta, trombone ou clarim
Quem puder gritar que grite
Quem tiver apito, apite
Faça esse mundo acordar
Para que onde ela esteja
Saiba que alguém rasteja
Pedindo pra ela voltar.

FICHA TÉCNICA:

Estúdio: Phonogram
Direção de produção e direção de estúdio: Perinho Albuquerque
Técnicos de gravação: Chocolate, Ary Carvalhaes, Jairo Gualberto e Luiz Cláudio Coutinho
Técnico de mixagem: Luigi Hoffer
Auxiliares de estúdio: Julinho, Anibal e Varella
Montagem: Luiz Cláudio Coutinho
Fotos: Marisa Alvarez Lima
Capa: Aldo Luiz
Arte final: Jorge Vianna

Regências: Perinho Albuquerque (em "Caras e bocas", "Me recuso", "Louca me chamam", "Minha estrela é do Oriente", "Meu doce amor" e "Solitude") e Tomás Improta (em "Tigresa" e "Clariô")

Músicos participantes:

"Caras e Bocas"
Arranjo: Perinho Albuquerque
Bateria - Paulinho Braga
Flauta - Jorginho da Flauta
Guitarra - Perinho Albuquerque
Percussão - Bira da Silva,  Djalma Corrêa e Mônica Millet
Piano - Tomás Improta
Violão - Rubão Sabino

"Me Recuso"
Arranjo: Perinho Albuquerque
Baixo Elétrico - Rubão Sabino
Bateria - Robertinho Silva
Guitarra - Perinho Albuquerque
Percussão - Bira da Silva, Djalma Corrêa e Mônica Millet
Piano - Tomás Improta

"Louca Me Chamam"
Arranjo: Perinho Albuquerque
Baixo Elétrico - Rubão Sabino
Bateria - Robertinho Silva
Guitarra - Perinho Albuquerque
Percussão - Bira da Silva, Djalma Corrêa e Mônica Millet
Piano - Tomás Improta

"Clariô"
Arranjo: Tomás Improta
Guitarra - Beto Gomes,  Perinho Albuquerque e Vinicius Cantuária
Percussão - Bira da Silva,  Djalma Corrêa e Mônica Millet
Piano - Tomás Improta
Saxofone Tenor - Juarez Araújo
Saxofone Tenor - Tuzé de Abreu
Trompete - Wanderley
Violão - Rubão Sabino

"Minha Estrela É Do Oriente (Tindoró Dindinha)"
Arranjo: Perinho Albuquerque
Baixo Elétrico - Moacyr Albuquerque e Rubão Sabino
Bateria - Enéas Costa
Percussão - Bira da Silva, Djalma Corrêa e Mônica Millet
Piano - Tomás Improta

"Tigresa"
Arranjo: Tomás Improta
Baixo Elétrico - Rubão Sabino
Bateria - Vinicius Cantuária
Guitarra - Beto Gomes
Percussão - Bira da Silva, Djalma Corrêa e Mônica Millet
Piano - Tomás Improta
Saxofone Tenor - Tuzé de Abreu
Trompete - Wanderley

"Negro Amor"
Gaita (Harmônica) - Maurício Einhorn
Violão Folk - Rick Ferreira

"Meu Doce Amor"
Arranjo: Perinho Albuquerque
Baixo Elétrico - Rubão Sabino
Bateria - Robertinho Silva
Guitarra - Beto Gomes e Perinho Albuquerque
Percussão - Bira da Silva, Djalma Corrêa e Mônica Millet
Piano - Tomás Improta

"Um Favor"
Violão: Gal Costa

PS: Discografia disponibilizada por Doug Carvalho - Site Verdadeira Baiana (VB)


Capa

Contracapa

Encarte

Nenhum comentário: