sexta-feira, 20 de agosto de 2010

1990 - Plural

1990 - Disco: Plural
.
Capa
Contracapa
.
.
Encarte

MÚSICAS:

1. Salvador Não Inerte (Bobôco / Beto Jamaica)
    Ladeira do Pelô (Betão) - com Caetano Veloso
2. A Verdadeira Baiana (Caetano Veloso)
3. Begin The Beguine (Cole Porter / Versão: Haroldo Barbosa)
    Begin The Beguine (Cole Porter)
4. Fon-fon (João de Barro / Alberto Ribeiro)
5. Eu Acredito (Marina Lima)
6. Holofotes (João Bosco / Waly Salomão / Antônio Cícero)
7. Cabelo (Jorge Benjor / Arnaldo Antunes)
8. Brilho de Beleza (Nego Tenga)
9. Alguém Me Disse (Jair Amorim / Evaldo Gouveia)
10. Nua Idéia (Leila XII) (João Donato / Caetano Veloso)
11. Zanzando (Carlinhos Brown)
12. I Didn't Know What Time It Was (R. Rodgers / L. Hart)

FICHA TÉCNICA:

Gravadora: RCA
Produtor: Léo Gandelman/Waly Salomão
Formatos: (CD/1990), (LP/1990)
Primeiro disco: 1990
Observação: A sugestão de gravar a música 12 foi de Antônio Cícero.

Música(s):

01 - Pot-pourri
* Salvador Não Inerte
Compositor(es): Beto Jamaica / Bobôco
* Ladeira do Pelô
Compositor: Betão


Músico(s):

Bebeto : Percussão
Carlinhos Brown : Percussão
Duas Cor : Percussão
Edilson : Percussão
Júlio Cesar Teixeira (Julinho) : Teclados
Leo Gandelman : Teclados
Maromba : Percussão
Mestre Jackson : Percussão
Putuca : Percussão
Raizes do Pelô : Percussão

Part. Especial(ais): Caetano Veloso : Voz

02 - A Verdadeira Baiana
Compositor: Caetano Veloso


Músico(s):

Bidinho Spínola : Flugelhorn
Carlinhos Brown : Percussão
Don Harris : Flugelhorn
Fernando Souza : Baixo Elétrico
Leo Gandelman : Programação Eletrônica
Marcelo Costa : Bateria
Márcio Montarroyos : Flugelhorn
Mônica Millet : Percussão
Toni Costa : Guitarra
William Magalhães : Teclados

Arranjador(es): Leo Gandelman / William Magalhães

03 - Begin The Beguine
Compositor: Cole Porter - Haroldo Barbosa (versão)


Músico(s):

Aizik Meilach Geller : Violino
Alceu de Almeida Reis : Violoncelo
Alfredo Vidal : Violino
Arlindo Figueiredo Penteado : Viola de Arco
Bernardo Bessler : Violino
Carlos Bala (Carlos Alberto Gomes) : Bateria
Carlos Eduardo Hack : Violino
Cláudio Infante : Vassourinha
Eduardo Souto Neto : Regência
Francisco Perrota : Violino
Frederick Stephany : Viola de Arco
Giancarlo Pareschi : Violino
Jaques Morelenbaum : Violoncelo
Jesuína Noronha Passaroto : Viola de Arco
João Daltro de Almeida : Violino
Jorge Kundert Ranevsky (Iura) : Violoncelo
José Alves da Silva : Violino
Léo Fabrício Ortiz : Violino
Leo Gandelman : Programação Eletrônica
Márcio Eymard Mallard : Violoncelo
Marie Christine Springuel : Viola de Arco
Michel Bessler : Violino
Nico Rezende : Teclados
Paschoal Perrota : Violino
Roberto Menescal : Violão
Walter Hack : Violino

Arranjador(es): Eduardo Souto Neto / Leo Gandelman / Nico Rezende

04 - Fon-Fon
Compositor(es): Alberto Ribeiro / João de Barro (Braguinha)


Músico(s):

Cláudio Infante : Bateria
Dom Chacal : Percussão
Leo Gandelman : Programação Eletrônica
Leo Gandelman : Saxofone Soprano
Leo Gandelman : Saxofone Barítono
Raphael Rabello : Violão
Raphael Rabello : Violão 7 Cordas
Sidinho Moreira : Congas
Sidinho Moreira : Percussão
Zizinho : Percussão

Arranjador: Leo Gandelman

05 - Eu Acredito
Compositor: Marina Lima


Músico(s):

Cláudio Infante : Bateria
Heitor TP : Guitarra
Leo Gandelman : Teclados
Leo Gandelman : Programação Eletrônica
Nico Rezende : Teclados
Nico Rezende : Violão
Nico Rezende : Baixo Sintetizador

Arranjador(es): Leo Gandelman / Nico Rezende

06 - Holofotes
Compositor(es): Antônio Cícero / João Bosco / Waly Salomão


Músico(s):

Carlos Bala (Carlos Alberto Gomes) : Bateria
Celso Fonseca : Guitarra
João Bosco : Violão
Júnior Homerich : Percussão
Leo Gandelman : Teclados
William Magalhães : Baixo Sintetizador
William Magalhães : Teclados

Part. Especial(ais): João Bosco : Voz
Arranjador(es): João Bosco / Leo Gandelman

07 - Cabelo
Compositor(es): Arnaldo Antunes / Jorge Ben (Ben Jor)


Músico(s):

Bidinho Spínola : Trompete
Dom Chacal : Percussão
Fernando Souza : Baixo Elétrico
Leo Gandelman : Saxofone Alto
Leo Gandelman : Programação Eletrônica
Leo Gandelman : Teclados
Leo Gandelman : Saxofone Tenor
Márcio Montarroyos : Trompete
Serginho Trombone (Sérgio de Souza) : Trombone
Sidinho Moreira : Percussão
Torcuato Mariano : Guitarra
William Magalhães : Teclados
William Magalhães : Baixo Sintetizador
Zé Carlos Bigorna (José Carlos Machado Ramos) : Saxofone Tenor
Zizinho : Percussão
Arranjador(es): Leo Gandelman / Serginho Trombone (Sérgio de Souza) / William Magalhães

08 - Brilho De Beleza
Compositor: Nego Tenga


Músico(s):

Carlinhos Brown : Percussão
Leo Gandelman : Teclados
Leo Gandelman : Saxofone Tenor
Leo Gandelman : Programação Eletrônica
Toni Costa : Guitarra
Toni Costa : Violão

Arranjador(es): Carlinhos Brown / Leo Gandelman / Toni Costa

09 - Alguém Me Disse
Compositor(es): Evaldo Gouveia / Jair Amorim


Músico(s):

Gordinho (Antenor Marques Filho) : Percussão
Leo Gandelman : Saxofone Alto
Leo Gandelman : Programação Eletrônica
Nico Rezende : Violão
Nico Rezende : Baixo Sintetizador
Ricardo Silveira : Guitarra
Ricardo Silveira : Violão

Arranjador(es): Leo Gandelman / Nico Rezende / Ricardo Silveira

10 - Nua Idéia (Leila XII)
Compositor(es): Caetano Veloso / João Donato


Músico(s):

Aizik Meilach Geller : Violino
Alfredo Vidal : Violino
Arismar do Espírito Santo : Baixo Elétrico
Arlindo Figueiredo Penteado : Viola de Arco
Bernardo Bessler : Violino
Bidinho Spínola : Flugelhorn
Carmelita Reis de Souza : Violino
Celso Woltzenlogel : Flauta
David Chew : Violoncelo
Francisco Perrota : Violino
Franklin Corrêa da Silva (Franklin da Flauta) : Flauta
Giancarlo Pareschi : Violino
Hélio Delmiro : Guitarra
Hindemburgo Vitoriano Borges Pereira : Viola de Arco
Jaques Morelenbaum : Violoncelo
João Donato : Piano
Léo Fabrício Ortiz : Violino
Leo Gandelman : Saxofone Tenor
Luiz Carlos Campos Marques : Violino
Maria Flávia Delestre : Violoncelo
Marie Christine Springuel : Viola de Arco
Paschoal Perrota : Violino
Paulo Guimarães : Flauta

Arranjador: João Donato

11 - Zanzando
Compositor: Carlinhos Brown


Músico(s):

Bidinho Spínola : Trompete
Carlinhos Brown : Percussão
Cláudio Infante : Bateria
Fernando Souza : Baixo Elétrico
Jota Moraes : Teclados
Leo Gandelman : Saxofone Barítono
Leo Gandelman : Teclados
Leo Gandelman : Programação Eletrônica
Márcio Montarroyos : Trompete
Serginho Trombone (Sérgio de Souza) : Trombone
Toni Costa : Guitarra
Toni Costa : Violão
Zé Carlos Bigorna (José Carlos Machado Ramos) : Saxofone Tenor

Arranjador(es): Carlinhos Brown / Jota Moraes / Leo Gandelman / Serginho Trombone (Sérgio de

Souza)

12 - I Didn't Know What Time It Was
Compositor(es): Lorenz Hart / Richard Rodgers


Músico(s):

Carlos Bala (Carlos Alberto Gomes) : Bateria
Jota Moraes : Piano
Leo Gandelman : Saxofone Tenor
Paulo Russo : Contrabaixo

LETRAS:

01 - Pot-Pourri

* Salvador Não Inerte
Composição: Bobôco/ Beto Jamaica


Olodum, negro elite
É negritude
Deslumbrante por ter magnitude
Integra no canto toda a massa
Que vem para a praça se agitar
Salvador se mostrou mais alerta
Com o Bloco Olodum a cantar
Lê lê ô
Lê lê lê ô
Lê lê lê ô
Ê aê a
Ê aê a
Lê lê lê ô
Lê lê lê ô
Ê aê a
Ê aê a
Aganjú, alujá, muito axé
Canta o povo de origem nagô
O seu corpo não fica mais inerte
Que o Bloco Olodum já pintou
Lê lê lê ô
Lê lê lê ô
Ê aê a
Ê aê a

Aganjú, alujá, muito axé
Canta o povo de origem nagô
O seu corpo não fica mais inerte
Que o Bloco Olodum já pintou
Lê lê ô
Lê lê lê ô
Ê aê a
Ê aê a
Lê lê lê ô

* Ladeira do Pelô
Composição: Betão


E eu vou
E eu vou
E eu vou
E eu vou
E eu vou
Vou subindo a ladeira do Pelô
E eu vou
E eu vou ô ô
E eu vou
Na sexta feira eu vou
Vou subindo a ladeira do Pelô
Balançando a banda pra lá
Oi, balança a banda pra cá
Balançando a banda pra lá
Oi, balança a banda pra cá
Eu falei Olodum
Olodum
Salvador, minha Bahia, capital
Eu falei Olodum
Olodum
Salvador, minha Bahia, capital
Me leva que eu vou
Sou Olodum, Deus dos deuses
O cão africano do Pelô
E eu vou
Na sexta feira eu vou
Vou subindo a ladeira do Pelô

02 - A Verdadeira Baiana
Composição: Caetano Veloso


A verdadeira baiana sabe ser falsa
Salsa, valsa e samba quando quer
A verdadeira baiana é transafricana!
É pós-americana, Rum, Pi, drum-machine, Lé
Rum, Pi, drum-machine, Lé
Rum, Pi, drum-machine, Lé
A verdadeira é baiana
A verdadeira é baiana é
A verdadeira é baiana
A verdadeira é baiana é
A verdadeira baiana, a outra falsa
É falsa falsa, falta pedigree e axé
A verdadeira baiana é a matriarca
A menina-homem, o Deus mulher
Rum, Pi, drum-machine, Lé
Rum, Pi, drum-machine, Lé
A verdadeira é baiana
A verdadeira é baiana é
A verdadeira é baiana
A verdadeira é baiana é
A verdadeira baiana não marca o samba
Com a cocaína da vinheta de tevê
Sabe fazê-lo, mas segue atrás do mais belo
O trieletrikitch som não se vê,
Rum, Pi, drum-machine, Lé
Rum, Pi, drum-machine, Lé
A verdadeira é baiana
A verdadeira é baiana é
A verdadeira é baiana
A verdadeira é baiana é
A verdadeira baiana transmuda o mundo
Com seu gingado de ceticismo e fé
Neo-asiática, ela é supralusitana
É verdadeira e falsa quando quer
Rum, Pi, drum-machine, Lé
Rum, Pi, drum-machine, Lé
A verdadeira é baiana
A verdadeira é baiana é
A verdadeira é baiana
A verdadeira é baiana é

03 - Begin The Beguine
Composição: Cole Porter

When they begin the beguine
It brings back the sound of music so tender;
It brings back a night of tropical splendor,
It brings back a memory evergreen.
I'm with you once more under the stars
And down by the shore
An orchestra's playing
And even the palms seem to be swaying
When they begin the beguine.
To live it again is past all endeavor,
Except when that tune clutches my heart
And there we are swearing to love forever,
And promising never, never to part.
What moments divine, what rapture serene,
Till clouds came along to disperse
The joy we had tasted,
And now, when I hear people curse
The chance that was wasted,
I know but too well what they mean.
So don't let them begin the beguine!
Let the love that was once a fire
Remain an remember;
Let it sleep like a dead desire
I only remember
When they begin the beguine.
Oh, yes, let them begin the beguine,
Make them play!
Till the stars that we met before
Return above you;
Till you whisper to me once more,
"Darling, I love you!"
And we suddenly know what heaven we're in
When they begin the beguine.

04 - Fon-Fon
Composição: João de Barro/ Alberto Ribeiro

Esta buzina não tem bom som
Eu gosto mais da que faz assim, fon-fon
Mas não avances, olha o sinal
Podes partir o diferencial
Teus olhos verdes me disseram: pode entrar
Acelerei não é possível mais parar
Tu tens mais curvas que o trampolim
E a tua boca é um precipício para mim
Não faz assim...
Quando passarmos lá no Leblon
Pra turma ver vou fazer assim: fon-fon
Mas eu não entro num páreo assim
Em que o desastre é feito só pra mim
Não tenhas medo que eu sou bom na direção
Não corro muito e ando sempre em minha mão
Queres fazer-me o teu fon-fon
É... mas eu não vou nessa conversa de fon-fon

05 - Eu Acredito
Composição: Marina Lima

Se você quer que eu fique eu fico
Eu faço só pra te agradar
Amor eu
Sempre acredito no que você quer
Tentando não ficar aflito
E as horas passam a mais de cem
Amor eu
Sempre acredito
No que você quer meu bem
E as horas passam tão depressa
Eu vejo tudo ruir
O que é que eu fiz
No tempo que eu não estive aqui
Será que fui feliz
É sem você não há saída
Tudo é só repetição
Amor eu
Sempre acredito no seu e no meu coração

06 - Holofotes
Composição: João Bosco / Waly Salomão / Antonio Cícero

Desde o fim da nossa história
Eu já segui navios
Aviões e holofotes
Pela noite afora
Me fissuram tanto os signos
E selvas, portos, places,
Línguas, sexos, olhos
De Amazonas que inventei.

Dias sem carinho
Só que não me desespero
Rango alumínio
Ar, pedra, carvão e ferro
Eu lhe ofereço
Essas coisas que enumero:
Quando fantasio
É quando sou mais sincero.

Eis a Babilônia, amor,
E eis Babel aqui:
Algo da insônia
Do seu sonho antigo em mim

Eis aqui
O meu presente
De navios
E aviões
Holofotes
Noites afora
E fissuras
E invenções
Tudo isso
É pra queimar-se
Combustível
Pra se gastar
O carvão
O desespero
O alumínio
E o coração.

07 - Cabelo
Composição: Jorge Ben Jor / Arnaldo Antunes

Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabela
Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabelada

Quem disse que cabelo não sente
Quem disse que cabelo
Não gosta de pente
Cabelo quando cresce é tempo
Cabelo embaraçado é vento
Cabelo vem lá de dentro
Cabelo é como pensamento
Quem pensa que cabelo é mato
Quem pensa que cabelo é pasto
Cabelo com orgulho é crina
Cilindros de espessura fina
Cabelo quer ficar prá cima
Laque, fixador, gomalina

Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabelada
Cabelo, cabeleira
Cabeluda, descabelada

Quem quer a força de Sansão
Quem quer a juba de leão
Cabelo pode ser cortado
Cabelo pode ser comprido
Cabelo pode ser trançado
Cabelo pode ser tingido
Aparado ou escovado
Descolorido, descabelado
Cabelo pode ser bonito
Cruzado, seco ou molhado

08 - Brilho de Beleza
Composição: Negro Tenga

O negro segura a cabeça com a mão e chora
E chora, sentindo a falta do rei
O negro segura a cabeça com a mão e chora
E chora, sentindo a falta do rei

Quando ele explodiu pelo mundo
Ele lançou seu brilho de beleza
Bob Marley pra sempre estará
No coração de toda a raça negra
Quando Bob Marley morreu
Foi aquele chororô na Vila Rosenval
Muzemza trazendo Jamaica
Arrebentando nesse carnaval

Adeus não, me diga até breve
Adeus não, eu sou muzemza do reggae
Adeus não, me diga até breve
Adeus não, eu sou muzemza do reggae

09 - Alguém Me Disse
Composição: Evaldo Gouveia / Jair Amorim

Alguém me disse que tu andas novamente
De novo amor nova paixão toda contente
Conheço bem tuas promessas outras ouvi iguais a essas
Esse teu jeito de enganar conheço bem

Pouco me importa que tu beijes tantas vezes
E que tu mudes de paixão todos os meses

Se vais beijar como eu bem sei
Fazer sonhar como eu sonhei
Mas sem ter nunca amor igual
Ao que eu te dei

10 - Nua Idéia (Leila XII)
Composição: Caetano Veloso / João Donato

Lua cheia
Ilumina minha vida
Pura lâmina polida
Lábio, leite, peito, mãe
Nua idéia
Pavão de plumagem branca
Moça de risadas franca
Meia-taça de champanhe
Minha seta atravessa o meu amado
Linha reta do real do outro lado
Lua nova tudo agora recomeça
O mundo está posto à prova
Muda a luz e muda a cor
Lua, lua
Ilumina esta promessa
Com tua vontade crua
Ilumina o meu amor

11 - Zanzando
Composição: Carlinhos Brown


Meu beijo né de boca
Meu bem é de coração
De boné abrindo o brejo
Água suja de sabão

Vi o amor sorrindo na rua
Lua de cristal
Pedi cores e troco
E me despedi do moço

Te amo, Ném
Te amo, Neném
Te amo, Ném
Te amo, Neném

Mimo violino
O tal cara tem
É bem vindo lindo
E só vai quem vem

Viva quem vence
Sapato que te pertence
Honestamente servente
Refresco no tempo quente

Te amo, Ném
Te amo, Neném
Te amo, Ném
Te amo, Neném

Herdei e dei
Tamanco que sambei
Vê lá vai
Vê e vê
Ai, ai, ai, quer dizer
Juntinho quero te ver
Zanzando a casa A
Menina, espere aí
Na curva que o vento faz

Te amo, Ném
Te amo, Neném
Te amo, Ném
Te amo, Neném

Vê lá vai
Vê e vê
Ai, ai, ai, quer dizer

12 - I Didn't Know What Time It Was
Composição: Richard Rodgers / Lorenz Hart


Once I was young
Yesterday perhaps
Danced with Jim and Paul
And kisses some other chaps
Once I was young
But never was naive
I thought I had a trick or two
Up my imaginary sleeve and now I know
I was naive
I didn’t know what time it was
Then I met you
Oh! what a lovely time it was
How sublime it was too
I didn’t know what day it was
You held my hand
Warm like the month of may it was
And I’ll say it was grand
Grand to be alive, to be young to be mad
To be yours alone
Grand to see your face
Feel your touch
Hear your voice
Say I’m all your own
I didn’t know
What year it was
Life was no prize
I wanted love and here it was
Shining out of your eyes
I’m wise
And I know what time is now.

Nenhum comentário: