domingo, 9 de maio de 2010

1968 - Dico: Tropicália ou Panis et Circencis

1968 - TROPICÁLIA OU PANIS ET CIRCENCIS: Gal Costa, Caetano Veloso, Mutantes, Gilberto Gil e Nara leão

Capa

MÚSICAS:

01 - Misere Nobis (Capinan - Gilberto Gil)
Interpretação: Gilberto Gil
02 - Coração materno (Vicente Celestino)
Interpretação: Caetano Veloso
03 - Panis et circenses (Caetano Veloso - Gilberto Gil)
Interpretação: Mutantes
04 - Lindonéia (Caetano Veloso)
Interpretação: Nara Leão
05 - Parque industrial (Tom Zé)
Interpretação: Caetano Veloso / Gal Costa / Gilberto Gil / Mutantes
06 - Geléia geral (Gilberto Gil - Torquato Neto)
Interpretação: Gilberto Gil
07 - Baby (Caetano Veloso)
Interpretação: Gal Costa / Caetano Veloso
08 - Três caravelas (Las tres carabelas) - (E. Moreu - A. Alguerô Jr. - versão João de Barro)
Interpretação: Caetano Veloso / Gilberto Gil
09 - Enquanto seu lobo não vem (Caetano Veloso)
Interpretação: Caetano Veloso
10 - Mamãe coragem (Caetano Veloso - Torquato Neto)
Interpretação: Gal Costa
11 - Bat macumba (Caetano Veloso - Gilberto Gil)
Interpretação: Gilberto Gil
12 - Hino ao Senhor do Bonfim (Petion de Vilar - João A. Wanderley)
Interpretação: Caetano Veloso / Gal Costa / Gilberto Gil / Mutantes

FICHA TÉCNICA:

Observação: Ficha técnica do disco sem créditos aos músicos. Estão especificadas somente as músicas que tem a participação da Gal Costa. Outras músicas do disco, ver em Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes, e Nara Leão, no site "Discos do Brasil".

Gravadora: Polygram/Philips
Produtor: Manuel Barenbeim
Formatos: (LP/1968), (CD/1993)
Primeiro disco: 1968

05 - Parque Industrial
Compositor: Tom Zé


Part. Especial(ais):
Caetano Veloso : Voz
Gilberto Gil : Voz
Os Mutantes : Diversos/Vozes

Arranjador(es): Rogério Duprat

07 - Baby
Compositor: Caetano Veloso

Part. Especial(ais):
Caetano Veloso : Voz

Arranjador: Rogério Duprat

10 - Mamãe, Coragem
Compositores: Caetano Veloso / Torquato Neto (Torquato Pereira de Araújo Neto)


Arranjador(es): Rogério Duprat

12 - Hino Do Senhor Do Bonfim
Compositor: João Antônio Wanderley

Part. Especial(ais):
Caetano Veloso : Voz
Gilberto Gil : Voz
Os Mutantes : Diversos/Vozes

Arranjador: Rogério Duprat

LETRAS:

05 - Parque Industrial
Composição: Tom Zé


É somente requentar
E usar,
É somente requentar
E usar,
Porque é made, made, made, made in Brazil.
Porque é made, made, made, made in Brazil.

Retocai o céu de anil
Bandeirolas no cordão
Grande festa em toda a nação.
Despertai com orações
O avanço industrial
Vem trazer nossa redenção.

Tem garota-propaganda
Aeromoça e ternura no cartaz,
Basta olhar na parede,
Minha alegria
Num instante se refaz

Pois temos o sorriso engarrafadão
Já vem pronto e tabelado
É somente requentar
E usar,
É somente requentar
E usar,
Porque é made, made, made, made in Brazil.
Porque é made, made, made, made in Brazil.

Retocai o céu de anil, ... ... ... etc.

A revista moralista
Traz uma lista dos pecados da vedete
E tem jornal popular que
Nunca se espreme
Porque pode derramar.

É um banco de sangue encadernado
Já vem pronto e tabelado,
É somente folhear e usar,
É somente folhear e usar.

07 - Baby
Composição: Caetano Veloso


Você precisa saber da piscina
Da margarina, da Carolina, da gasolina
Você precisa saber de mim
Baby, baby, eu sei que é assim

Você precisa tomar um sorvete
Na lanchonete, andar com a gente
Me ver de perto
Ouvir aquela canção do Roberto
Baby, baby, há quanto tempo

Você precisa aprender inglês
Precisa aprender o que eu sei
E o que eu não sei mais, e o que eu não sei mais
Não sei comigo vai tudo azul
Contigo vai tudo em paz
Vivemos na melhor cidade
Da América do Sul, da América do Sul
Você precisa, você precisa
Não sei leia na minha camisa
Baby, baby, I love you

10 - Mamãe, Coragem
Composição: Caetano Veloso/Torquato Neto


Mamãe, mamãe, não chore
A vida é assim mesmo
Eu fui embora
Mamãe, mamãe, não chore
Eu nunca mais vou voltar por aí
Mamãe, mamãe, não chore
A vida é assim mesmo
Eu quero mesmo é isto aqui

Mamãe, mamãe, não chore
Pegue uns panos pra lavar
Leia um romance
Veja as contas do mercado

Pague as prestações
Ser mãe
É desdobrar fibra por fibra
Os corações dos filhos
Seja feliz
Seja feliz

Mamãe, mamãe, não chore
Eu quero, eu posso, eu quis, eu fiz
Mamãe, seja feliz
Mamãe, mamãe, não chore
Não chore nunca mais, não adianta
Eu tenho um beijo preso na garganta

Eu tenho um jeito de quem não se espanta
(Braço de ouro vale 10 milhões)
Eu tenho corações fora peito
Mamãe, não chore
Não tem jeito
Pegue uns panos pra lavar
Leia um romance
Leia "Alzira morta virgem"
"O grande industrial"

Eu por aqui vou indo muito bem
De vez em quando brinco Carnaval

E vou vivendo assim: felicidade
Na cidade que eu plantei pra mim
E que não tem mais fim
Não tem mais fim
Não tem mais fim

12 - Hino do Senhor do Bonfim
Composição: Joao Antonio Wanderlei-peiton De Vilar


Glória a ti neste dia de glória
Glória a ti redentor que há cem anos
Ossos pais conduziste à vitória
Pelos mares e campos baianos

Desta sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia

Glória a ti nessa altura sagrada
És o eterno farol, és o guia
És, senhor, sentinela avançada
És a guardo imortal da bahia.

Dessa sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia

Aos teus pés que nos deste o direito
Aos teus pés que nos deste a verdade
Trata e exulta num férvido preito
A alma em festa da nossa cidade

Desta sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia

Nenhum comentário: