sábado, 24 de abril de 2010

1982 - Disco: Minha Voz

álbum: Minha Voz

Capa
Contracapa
Encarte

FICHA TÉCNICA:

Gravadora: Polygram/Philips
Produtor: Mariozinho Rocha/Gal Costa
Formatos: (LP/1982), (CD/1988)
Primeiro disco: 1982
Observação: Ficha técnica do disco sem créditos aos músicos que participaram de cada faixa, mas com crédito ao maquiador da cantora. Arranjadores não especificados por faixa na ficha técnica do disco.
Arranjador(es) em faixa não determinadas: 
  • Eduardo Souto Neto
  • Gilson Peranzzetta
  • Lincoln Olivetti
  • Roupa Nova 
Fonte: Ficha Técnica disponibilizada no site "Discos do Brasil"

MÚSICAS:

1. Minha Voz, Minha Vida (Paulo Duarte / Caetano Veloso)
2. Azul (Djavan)
3. Musa Cabocla (Waly Salomão / Gilberto Gil)
4. Dom de Iludir (Caetano Veloso)
5. Solar (Milton Nascimento / Fernando Brant) - Part. Especial: Roupa Nova
6. Borzeguim (Tom Jobim)
7. Bloco do Prazer (Moraes Moreira / Fausto Nilo)
8. Verbos do Amor (João Donato / Abel Silva)
9. Luz do Sol (Caetano Veloso)
10. Pegando Fogo (José Maria de Abreu José Maria de Abreu / Francisco Matoso)
11. Pot-pourri
  • Groupie (Beti Niemeyer) - Part. Especial: Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso e Rita Lee
- Meu Bem, Meu Mal ~> mús. inc. <~ (Caetano Veloso)
- Domingo No Parque ~> mús. inc. <~ (Gilberto Gil)
- Baila Comigo ~> mús. inc. <~ (Rita Lee)
- Folhetim ~> mús. inc. <~ (Chico Buarque)
- Alegria, Alegria ~> mús. inc. <~ (Caetano Veloso)
- Bem-Me-Quer ~> mús. inc. <~ (Rita Lee / Roberto de Carvalho)
- A Banda ~> mús. inc. <~ (Chico Buarque)
- Realce ~> mús. inc. <~ (Gilberto Gil)

LETRAS:

01 - Minha Voz, Minha Vida
Composição: Paulo Duarte / Caetano Veloso

Minha voz, minha vida
Meu segredo e minha revelação
Minha luz escondida
Minha bússola e minha desorientação
Se o amor escraviza
Mas é a única libertação
Minha voz é precisa
Vida que não é menos minha que da canção
Por ser feliz, por sofrer
Por esperar, eu canto
Prá ser feliz, prá sofrer
Para esperar eu canto
Meu amor, acredite
Que se pode crescer assim prá nós
Uma flor sem limite

02 - Azul
Composição: Djavan

Eu não sei
Se vem de Deus
Do céu ficar azul
Ou virá
Dos olhos teus
Essa cor
Que azuleja o dia...

Se acaso anoitecer
E o céu perder o azul
Entre o mar e o entardecer
Alga marinha, vá na maresia
Buscar ali um cheiro de azul
Essa côr não sai de mim
Bate e finca pé
A sangue de rei...

Até o sol nascer amarelinho
Queimando mansinho
Cedinho, cedinho, cedinho
Corre e vá dizer
Pro meu benzinho
Um dizer assim
O amor é azulzinho...

03 - Musa cabocla
Composição: Letra: Waly Salomão / Música : Gilberto Gil


Uirapuru canta no seio da mata
Papagaio nenhum solta um pio
Sereia canta sentada na pedra
Marinheiro tonto medra pelo mar

Sou pau de resposta, gibóia sou eu, canela
Sereia eu sou, uma tela sou eu, sou ela

Coração pipoca na chapa do braseiro
Sou baunilha, sou lenha que queima
Que queima na porta do formigueiro
E ouriça o pelo do tamanduá

Mãe matriz da fogosa palavra cantada
Geratriz da canção popular desvairada
Nota mágica no tom mais alto, afinada

Sou pau de resposta, jibóia sou eu, canela
Sereia eu sou, uma tela sou eu, sou ela

04 - Dom de Iludir
Composição: Caetano Veloso

Não me venha falar na malícia
De toda mulher
Cada um sabe a dor e a delícia
De ser o que é
Não me olhe como se a polícia
Andasse atrás de mim
Cale a boca
E não cale na boca
Notícia ruim

Você sabe explicar
Você sabe entender
Tudo bem
Você está, você é ‚
Você faz, você quer,
Você tem
Você diz a verdade
E a verdade, o seu dom de iludir
Como pode querer que a
mulher vá viver sem mentir

05 - Solar
Composição: Milton Nascimento/ Fernando Brant

Venho do sol
A vida inteira no sol
Sou filha da terra do sol
Hoje escuro
O meu futuro é luz e calor
De um novo mundo eu sou
E o mundo novo será mais claro
Mas é no velho que eu procuro
O jeito mais sábio de usar
A força que o sol me dá
Canto o que eu quero viver
É o sol
Somos crianças ao sol
A aprender e viver e sonhar
E o sonho é belo
Pois tudo ainda faremos
Nada está no lugar?
Tudo está por pensar
Tudo está por criar
Saí de casa para ver outro mundo, conheci
Fiz mil amigos na cidade de lá
Amigo é o melhor lugar
Mas me lembrei do nosso inverno azul
Eu quero é viver o sol
É triste ter pouco sol
É triste não ter o azul todo o dia
A nos alegrar
Nossa energia solar
Irá nos iluminar
O caminho

06 - Borzeguim
Composição: Antonio Carlos Jobim

Borzeguim, deixa as fraldas ao vento
E vem dançar
E vem dançar
Hoje é sexta-feira de manhã
Hoje é sexta-feira
Deixa o mato crescer em paz
Deixa o mato crescer
Deixa o mato
Não quero fogo, quero água
(deixa o mato crescer em paz)
Não quero fogo, quero água
(deixa o mato crescer)
Hoje é sexta-feira da paixão sexta-feira santa
Todo dia é dia de perdão
Todo dia é dia santo
Todo santo dia
Ah, e vem João e vem Maria
Todo dia é dia de folia
Ah, e vem João e vem Maria
Todo dia é dia
O chão no chão
O pé na pedra
O pé no céu
Deixa o tatu-bola no lugar
Deixa a capivara atravessar
Deixa a anta cruzar o ribeirão
Deixa o índio vivo no sertão
Deixa o índio vivo nu
Deixa o índio vivo
Deixa o índio
Deixa, deixa
Escuta o mato crescendo em paz
Escuta o mato crescendo
Escuta o mato
Escuta
Escuta o vento cantando no arvoredo
Passarim passarão no passaredo
Deixa a índia criar seu curumim
Vá embora daqui coisa ruim
Some logo
Vá embora
Em nome de Deus é fruta do mato
Borzeguim deixa as fraldas ao vento
E vem dançar
E vem dançar
O jacu já tá velho na fruteira
O lagarto teiú tá na soleira
Uirassu foi rever a cordilheira
Gavião grande é bicho sem fronteira
Cutucurim
Gavião-zão
Gavião-ão
Caapora do mato é capitão
Ele é dono da mata e do sertão
Caapora do mato é guardião
É vigia da mata e do sertão
(Yauaretê, Jaguaretê)
Deixa a onça viva na floresta
Deixa o peixe n'água que é uma festa
Deixa o índio vivo
Deixa o índio
Deixa
Deixa
Dizem que o sertão vai virar mar
Diz que o mar vai virar sertão
Deixa o índio
Dizem que o mar vai virar sertão
Diz que o sertão vai virar mar
Deixa o índio
Deixa
Deixa

07 - Bloco do Prazer
Composição: Moraes Moreira/ Fauto Nilo

Pra libertar meu coração
Eu quero muito mais
Que o som da marcha lenta
Eu quero um novo balancê
O bloco do prazer
Que a multidão comenta
Não quero oito nem oitenta
Eu quero o bloco do prazer
E quem não vai querer?
Mamã mamãe eu quero sim
Quero ser mandarim
Cheirando gasolina
Na fina flor do meu jardim
Assim como o carmim
Da boca das meninas
Que a vida arrasa e contamina
O gás que embala o balancê
Vem
Meu amor feito louca
Que a vida tá pouca
E eu quero muito mais
Mais
Que essa dor que arrebenta
Paixão violenta
Oitenta carnavais

08 - Verbos do Amor
Composição: João Donato / Abel Silva

E se eu te telefonar
Se mandar te buscar
Der o braço a torcer
Sei que irias ganhar
E eu não iria perder
Da outra vez eu sofri
Te magoei, me feri
Foi difícil a prender
Que quando chega a paixão
Justamente a razão
É a primeira a ceder
Mas as palavras vazias
Rolaram na mesa
Pesaram o ar
Eu não sabia pedir
Tu não sabias perdoar
Mulher nascida pra amar
Tenho que obedecer
Ao que destino quis
E satisfeita a dizer
Que sofrer de amor
Só me deixa feliz

09 - Luz do Sol
Composição: Caetano Veloso

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde de novo
Em folha, em graça , em vida em força, em luz
Céu azul que venha até onde os pés
Tocam na terra e a terra inspira e exala seus azuis
Reza, reza o rio ,
Córrego pro rio, rio pro mar
Reza correnteza , roça a beira a doura areia
Marcha um homem sobre o chão
Leva no coração uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão da infinita beleza
Finda por ferir com a mão essa delicadeza coisa mais querida
A glória da vida
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde de novo
Em folha, em graça, em vida, em força , em luz
Reza, reza o rio
Córrego pro rio , rio pro mar
Reza correnteza roça a beira a doura areia
Marcha o homem sobre o chão
Leva no coração uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão de infinita beleza
Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza a coisa mais querida
A glória da vida
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde de novo

10 - Pegando Fogo
Composição: José Maria de Abreu/ Francisco Mattoso

Meu coração amanheceu pegando fogo, fogo, fogo
Foi uma morena que passou perto de mim
E que me deixou assim
Morena boa que passa
Com sua graça infernal
Mexendo com nossa raça
Deixando a gente até mal
Mande chamar o bombeiro
Pra esse fogo apagar
E se ele não vem ligeiro
Nem cinzas vai encontrar

11 - Groupie
Composição: Beti Niemeyer

Comecei
Namorando um som
Daí virei fã
Grudada num braço de um violão
Como se fosse um galã
Ingrupindo corações
Como uma groupie
Num grupo que toca
Que sai pela estrada
Buscando mais ilusões
Mal vi a música me vi mal
Pois eu sou groupie, pois eu sou fã
Não há quem não saiba
Que eu me entreguei
Sou prisioneira da canção sei

Nenhum comentário: