domingo, 10 de janeiro de 2010

1979/1980 - Show: "Gal Tropical"

Setilist: Gal Tropical - Montreux 1980 - Ordem correta do show, disponibilizado integralmente



1. Samba rasgado (Portello Juno / Wilson Falcão)
2. Noites cariocas (Jacob do Bandolim / Hermínio Bello de Carvalho)
3. Vatapá (Dorival Caymmi)
4. A preta do acarajé (Dorival Caymmi)
5. Olhos verdes (Vicente Paiva)
6. Falsa baiana (Geraldo Pereira)
7. Força estranha (Caetano Veloso)
8. Dora (Dorival Caymmi)
9. Estrada do sol (Tom Jobim / Dolores Duran)
10. Balancê (João de Barro / Alberto Ribeiro)
11. Meu nome é Gal (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)

SAMBA RASGADO

O mítico show "Gal Tropical" estreou no dia 1 de janeiro de 1979 no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro. No período que esteve em cartaz deu origem a dois álbuns: "Gal Tropical" (1979) e "Aquarela do Brasil" (1980). Sucesso absoluto, o espetáculo ultrapassou as fronteiras, indo parar nos míticos palcos de Montreux. Samba Rasgado (Wilson Falcão - Portello Juno) abria o espetáculo. Gal Costa vinha surpreendente, sedutora, com a sua brasilidade na alma, tropical no ritmo, universal no canto e na voz.. Belas imagens, grande voz. Gal Costa, a musa da nossa MPB!

http://www.youtube.com/watch?v=O5p0O46HKAA

NOITES CARIOCAS (MINHAS NOITES SEM SONO)

"Noites Cariocas (Minhas Noites Sem Sono)" (Hermínio Bello de Carvalho - Jacob do Bandolim), um samba que traz o latente ritmo da gafieira, encontra na voz aguda de Gal Costa um brilho luxuoso. Na cadência da malícia carioca, a baiana revela-se sensual, docemente fatal.


VATAPÁ

"Vatapá" (Dorival Caymmi), uma das canções que mais retrata o universo da Bahia, a sua cozinha, o tempero e a musicalidade. Gal Costa, verdadeira baiana, sabe como ninguém interpretar este universo, encantando, seduzindo, mostrando a essência da sua terra. O tradicional Montreux Jazz rendeu-se a ela, naquele longinquo verão do hemisfério norte, em 1980. 

http://www.youtube.com/watch?v=t0KfwBLoY4c

A PRETA DO ACARAJÉ

"Gal Tropical" foi um dos momentos mais marcantes da carreira de Gal Costa e dos shows da MPB. Momento que marcava a volta das marchinhas carnavalescas ao cenário musical, e de vários sucessos da MPB, indo de Dorival Caymmi a Tom Jobim, de Dolores Duran a sucessos de Dalva de Oliveira e Carmen Miranda. "A Preta do Acarajé" (Dorival Caymmi) revela parte desses momentos de pura beleza. 

http://www.youtube.com/watch?v=RlSu-o0FVQ0

OLHOS VERDES

Em 1978 Gal Costa ousou quebrar de vez com o estigma da imagem que queriam dela de eterna musa do desbunde, cravando a sua voz na essência da MPB. Homenageou a grande Dalva de Oliveira, gravando do seu repertório "Olhos Verdes" (Vicente Paiva). A canção acompanhou o show "Gal Tropical" por dois anos consecutivos. Nos florões, Gal Costa faz uma homenagem aos agudos de Dalva de Oliveira e mostra porque ela é a sua herdeira absoluta!


FALSA BAIANA

A apresentação de Gal Costa no Festival de Montreux, em julho de 1980, com repertório do show "Gal Tropical", reuniu onze canções, privilegiando não só a atmosfera tropical do canto, mas a essência baiana, com três canções de Dorival Caymmi no repertório, e para fechar essa tendência, a inclusão de "Falsa Baiana' (Geraldo Pereira). Desde que gravou "Falsa Baiana" em 1970, no disco "Legal", que a música colou-se a sua imagem. Ao violão, Gal Costa interpreta este clássico no mais completo estilo Bossa Nova.



FORÇA ESTRANHA

"Força Estranha" (Caetano Veloso), foi feita para Roberto Carlos garvar, em 1978. No ano seguinte, Gal Costa gravou somente ao som do violão de Robertinho do Recife. O resultado foi um dos mais belos momentos da MPB. "Força Estranha" é uma verdadeira jóia poética. Gal Costa, ao violão, deixa o intimismo para mergulhar na emoção da música. Sublime!

http://www.youtube.com/watch?v=_oAlTwH5VUo


DORA

Gal Costa nunca gravou "Dora" (Dorival Caymmi) em sua discografia oficial. Mas já o fez em song books. A música é uma constante nos shows da cantora, e consegue ser diferente a cada interpretação. Este momento intimista do "Gal Tropical Montreux" traz uma interpretação única de "Dora", cantada em estilo Bossa Nova. Gal Costa não voltou a fazer uma leitura como esta da canção de Caymmi. Registro único.

http://www.youtube.com/watch?v=NPv0pPyULGo

ESTRADA DO SOL

Momento de êxtase do sublime, Gal Costa cantando "Estrada do Sol" (Dolores Duran - Tom Jobim). É sempre um apogeu do lirismo que só a voz doce da cantora sabe dar. Vê-la tão perto, tão jovem e emotiva a cantar este clássico é sempre um prazer sem fim. 

http://www.youtube.com/watch?v=VSJZs7qhJms

BALANCÊ

Quando Gal Costa cantava "Balancê" (Alberto Ribeiro - João de Barro) nos shows, ninguém ficava parado. Velha marcha carnavalesca outrora sucesso na voz de Carmen Miranda, Gal Costa fez a versão definitiva. Momento de alegria lúdica, com um sorriso esplendoroso no rosto, a cantora torna-se alegremente irresistível. Boca, cabelo, sorriso, características dos shows da maior cantora do Brasil, aqui em regsitro único!

http://www.youtube.com/watch?v=hs-I80jmjSE

MEU NOME É GAL

Dez anos após a gravação original, Gal Costa voltou a cantar e registrar em disco "Meu Nome é Gal" (Roberto Carlos - Erasmo Carlos). Trocou a psicodelia da gravação de 1969 por um sofisticado arranjo, com direito a um duelo entre a voz aguda da cantora e uma guitarra elétrica. O resultado foi um dos momentos mais míticos da carreira da cantora. Aqui um amostra do potencial dos agudos da cantora, numa fascinante apoteose que fechava o espetáculo do Festival de Montreux. Começa por apresentar os músicos (grandes tempos de Perna Fróes e Moacyr de Albuquerque), passa pelo duelo com a guitarra elétrica, terminando em ritmo de samba. Esta apresentação revela o carisma e fascínio que compõem o mito Gal Costa.

http://www.youtube.com/watch?v=0LjM6g4XYi4

Créditos: Textos e vídeos por Jeocaz Lee-Meddi - Agradecimentos especiais pela disponibilização deste show na íntegra.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Gal Tropical gravado em estúdio - tenho em vinil - é ótimo.