quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

1976 - Os Doces Bárbaros

Doces Bárbaros, apenas nós


Caetano Veloso - Boca do Inferno nº2, Salvador
08/1976


Quando nós, do grupo Doces Bárbaros, íamos para o Galeão para a nossa primeira viagem, o automóvel de Elizete Cardoso emparelhou com o nosso e ela nos sorriu de lá, acenando. Nós saímos para a excursão abençoados. Não é sempre que acontece a gente poder harmonizar tantas energias numa luz clara. E não é fácil. O que Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e eu estamos conseguindo agora é isso. Saímos por aí sem intenção de criar ou resolver problemas, esmiuçar polêmicas ou aceitar provocações, Bob Marley: "Don't deal with dark things". João Donato e Jorge Ben. Gente de fé reconquistada, mostrando com simplicidade a poesia e a música da vida, do que vive, do que está vivendo - os Orixás, as pessoas boas, bonitas e fortes, os peixes e a esperança. Dentro das nossas possibilidades imediatas, o nosso trabalho, é bom. É o que nos basta. Ao resto. Por exemplo: a cidade de Florianópolis (nome que deram à cidade de Desterro) não deveria constar da lista de cidades visitadas porque a produção não considerava uma boa praça (180 mil habitantes). Por insistência minha e de Gil é que ela entrou. Gal não queria e Bethânia teve um quase pressentimento de nossa ida lá não seria boa. Quando os policiais interromperam o nosso sono e a nossa alegria, eu disse a Gal: "Parece que ter vindo a Florianópolis foi um gesto livre demais e isso subiu à cabeça do delegado". De fato, conhecidos meus de lá me diziam: "Eu não acreditava que vocês viessem até que vi vocês aqui". Um chegou a me perguntar: "Por que vocês incluíram Florianópolis no roteiro?!" - "Por amor", eu respondi. A polícia entrou no apartamento de Gal Costa, Maria Bethânia, Lea Millon, Eunice Oliveira, Maria Pia de Araújo, Guilherme Araújo, Chiquinho Azevedo, Djalma Correia, Arnaldo Brandão, Perinho Santana, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tuzé Abreu, Mauro Genise, Tomás Improta, Daniel e, ainda, nos dos técnicos de som e luz, alegando ter recebido uma denúncia de Curitiba. Contra quem, contra todos esses nomes? Eles conseguiram levar Gil e Chiquinho. Nós não saímos pra discutir as leis nem a moral. Nem a religião, nem a política, nem a estética. Nós não saímos pra discutir. E não discutiremos. Mas saímos com uma imensa carga de luz de vida, com amor no coração. É muito difícil alguém chegar a poder dizer isto, mas eu digo que nós somos um grupo de gente que saiu por aí trabalhando pelo Bem. E quem quer que - na polícia, na imprensa, no inferno - queira atacar ou nos atrapallar, estará trabalhando para o Mal.

in Alegria, Alegria Rio de Janeiro: Editora Pedra Q Ronca, 1977

Nenhum comentário: