sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

1970 - Programa Ensaio

1970 - Programa Ensaio com Gal Costa e participação especial 'Som Imaginário'

Repertório / Set List

01 - Sábado
(Frederyco)
Interpretação: Som Imaginário
02 - Você não entende nada
(Caetano Veloso)
Interpretação: Gal Costa
03 - Depoimento de Tom Zé
04 - Sua estupidez
(Erasmo Carlos - Roberto Carlos)
Interpretação: Gal Costa
05 - Depoimento de Dona Mariah Costa
06 - Acauã
(Zé Dantas)
Interpretação: Gal Costa
07 - Assum preto
(Humberto Teixeira - Luiz Gonzaga)
Interpretação: Gal Costa
08 - Love, try and die
(Gal Costa - Jards Macalé - Lanny)
Interpretação: Gal Costa
09 - Depoimento de Toquinho
10 - Ao voltar do samba
(Synval Silva)
Interpretação: Gal Costa (voz) e Toquinho (violão)
11 - Texto falado por Fernando Faro
12 - The archaic lonely star blues
(Duda - Jards Macalé)
Interpretação: Gal Costa
13 - Falsa Baiana
(Geraldo Pereira)
Interpretação: Gal Costa
14 - Feira moderna
(Beto Guedes - Lô Borges - Fernando Brant)
Interpretação: Som Imaginário

Programa Ensaio na íntegra:
Vídeos e descrições: Jeocaz Lee-Meddi

Som Imaginário - Sábado

Abertura do programa. O Som Imaginário antecede à cantora Gal Costa, interpretando "Sábado" (Frederyco), mostrando um talento precioso dentro das bandas da época. Tudos muito jovens, um verdadeiro revivel aos anos 1970, ainda na boca dos anos.



Gal Costa e Som Imaginário - Você não Entende Nada

Em suas viagens por Londres, onde Caetano Veloso estava exilado desde 1969, Gal Costa trouxe esta canção. Lançada em compacto, a música foi um grande sucesso, obrigando a gravadora a prensar novas cópias do álbum "Legal", de 1970, incluíndo "Você Não Entende Nada" (Caetano Veloso), essas cópias em vinil, são hoje grande raridades. Gal Costa abria este programa "Ensaio" com esta apresentação. Momento puro da juventude da cantora, acompanhada pelo Som Imaginário!



Gal Costa e Som Imaginário - Sua Estupidez

Precedida por um depoimento de Tom Zé, uma explosiva declaração de amor, Gal Costa interpreta "Sua Estupidez" (Roberto Carlos - Erasmo Carlos), canção que entraria no show "Gal a Todo Vapor", e além de fazer parte do álbum ao vivo, seria, em primeira mão, gravada em estúdio, num compacto duplo de 1971. Enxertos desta parte do programa seriam usados no "Ensaio" de 1994. Aqui o original!



Depoimento de Dona Mariah Costa (Mãe de Gal)


Primeiro "Programa Ensaio", de Gal Costa, sob a direção de Fernando Faro. Neste vídeo, D. Mariah Costa, mãe da cantora, revela alguns detalhes da infância da cantora e a sua vontade de escrever um livro. Momento de emoção gravada para sempre. Gal Costa e sua mãe!



Gal Costa e Som Imaginário - Acauã

"Acauã" (Zé Dantas), canção que traduz o sertão seco, suas aves com o seu canto triste e potente. Gal Costa brilha sobre a direção de Fernando Faro, tornando-se musa absoluta da geração do desbunde, do underground da MPB do início dos anos 70, sem perder, como se vê nesta canção os vínculos com a abrangência que lhe proporcionara o tropicalismo!



Gal Costa e Som Imaginário - Assum Preto

Ao anunciar que iria interpretar "Assum Preto" (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira), Gal Costa em sua leveza juvenil, comete uma grande gafe ao dizer que "Acauã", de Zé Dantas, era de Luiz Gonzaga. Enganos à parte, ela está no auge do seu esplendor de cantora que se abria para o sucesso. A canção iria fazer parte do seu próximo show, o mítico "Gal a Todo Vapor" e, consequentemente, do disco registrado ao vivo. Aqui uma pré-estréia do que viria!



Gal Costa - Love, try and die

Momento que revela uma intensidade juvenil visceral de Gal Costa, com toda a atmosfera do início da década de 70. O registro de "Love, Try and Die" (Gal Costa - Jards Macalé - Lanny) é um momento raro na carreira da cantora, que aparece como compositora e intérprete, agradável e irresistivelmente jopliniana.



Gal Costa - Ao Voltar do Samba com Toquinho

Toquinho, que já foi namorado de Gal Costa, faz um depoimento curto, mas sincero, mostrando a sua admiração e amizade pela cantora. Gal Costa, acompanhada por Toquinho, ao violão, canta "Ao Voltar do Samba" (Synval Silva), canção totalmente inédita no seu repertório. Momento único.



Depoimento de Fernando Faro sobre Gal Costa

Gal Costa sempre foi conhecida como uma mulher tímida e introspectiva, intimista. No início da carreira era movida por silêncios, à sombra dos amigos extrovertidos Gilberto Gil e Caetano Veloso. Este texto de Fernando Faro, retrata esta timidez, aos poucos sendo vencida, numa explosão de voz e de palco. A cantora é mostrada numa intimidade juvenil, quase moleca, comendo sanduíche e devorando uma Coca-Cola. Belíssimo momento do primeiro programa Ensaio, ainda em preto e branco e na extinta TV Tupi, com o Som Imaginário ao fundo.



Gal Costa e Som Imaginário - The Archaic Lonely Star Blues

Momento do auge do Desbunde, "The Archaic Lonely Star Blues" (Duda - Jards Macalé), é um retrato fiel da juventude do início da década de 1970, que sobrevivera aos calabouços da ditadura, sem perder a ideologia reprimida. Esta canção é um exemplo típico da Tropicália Underground, ou dos fragmentos dela! Visceral. Gal Costa fazendo a história da MPB.



Gal Costa e Som Imaginário - Falsa Baiana

Este programa "Ensaio" foi gravado na extinta TV Tupi. Com "Falsa Baiana" (Geraldo Pereira) encerraria a sua apresentação no programa, dando passagem para os rapazes do Som Imaginário encerrá-lo de vez, com "Feira Moderna". O programa é um registro vivo de uma época encerrada pelo tempo, mas jamais datada.



Som Imaginário - Feira Moderna


Com "Feira Moderna" (Beto Guedes - Lô Borges - Fernando Brant), o Som Imaginário encerrava o primeiro programa "Ensaio" da cantora Gal Costa. Outros viriam em 1994 e 2008. A canção seria um grande sucesso de Beto Guedes no fim dos anos 70. Aqui ela aparece quase inédita, vestida pela roupa provocativa do underground da MPB. Puro hino do desbunde! Este "Ensaio" terminava fadado para entrar na história da MPB. Há falhas no vídeo, mas é superado pelo seu valor histórico.

Nenhum comentário: