domingo, 17 de julho de 2011

16/07 - Gal Costa em Garanhuns (PE)

17/07/10 - Divas e orquestras deram o tom da noite desse sábado no FIG 2011
Fonte: FUNDARPE

Apresentações das cantoras Gal Costa e Bebel Gilberto e das Orquestras Santa Massa e Contemporânea de Olinda contagiaram o público presente na Esplanada Guadalajara
Gilberto Tenório

Ritmos regionais revisitados, clássicos e novidades da MPB. Essa diversidade de estilos marcou presença na noite desse sábado (16), no Festival de Inverno de Garanhuns 2011. Os shows da Esplanada Guadalajara contagiaram o público que lotou o espaço, garantindo mais uma noite de sucesso desta edição do FIG. Primeira a se apresentar, a banda Muendas, natural de Garanhuns, mostrou a sua bem apurada mistura de sons, que iam do forró e coco até o rock, sinalizando uma forte influência do movimento Mangue Beat.

Segunda atração da noite, a Orquestra Santa Massa elevou a temperatura da noite chuvosa. Fabinho Trummer, Isaar, Maciel Salu e DJ Dolores trouxeram de volta o projeto de sucesso que mescla ritmos pernambucanos e música eletrônica. Bastante entrosados no palco, os músicos mostraram um som contemporâneo e festivo, resultado da junção de tantos talentos. Com momentos que lembram um salão de baile e outros que remetem a uma pista de dança, o show fez a Esplanada Guadalajara vivenciar um dos seus momentos mais dançantes desta edição, até agora.

Após a apresentação dos músicos da casa, foi a hora da grande dama da MPB Gal Costa entrar no palco. À vontade e acompanhada de um violonista, a diva antecipou para o público o que se podia esperar da noite. "Eu vou cantar um repertório que vocês todos conhecessem e quero que todos cantem comigo", avisou. Pedido feito e prontamente atendido pela multidão que entoou junto com a cantora sucessos atemporais como Folhetim, Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Vapor Barato, Sorte e Baby, entre outros clássicos.

Do Tropicalismo à Bossa Nova, Gal mostrou com técnica impecável e presença de palco as razões pelas quais está na ativa no primeiro time da MPB há mais de quatro décadas. O público se emocionou ao relembrar canções que fazem parte de alguma momento de suas vidas e vibrou na última música cantada, o frevo Festa do Interior.

Depois da eterna diva, uma nova musa da MPB. Presença mais aguardada da noite, a cantora Bebel Gilberto subiu ao palco acompanhada de uma banda afiada e com uma descontração natural. Figura rara nos palcos nacionais, em especial nos do Nordeste, a cantora já chegou dando um recado. "Eu queria tanto saber de mim e acho que hoje vocês vão me ajudar a descobrir", sugeriu.

A partir daí Bebel deitou e rolou no palco. Literalmente. Canções presentes nos seus três discos de estúdio preencheram o repertório do show que, nitidamente, encantou o público. Com clássicos da Bossa Nova cantados em inglês, como Samba de Verão, e músicas autorais, como All in One, a artista conquistou a plateia. Declaração de amor feita em parceria com o amigo Cazuza, a romântica Eu preciso dizer que te amo fez com que a Esplanada inteira cantasse junto com a herdeira de João Gilberto. Para finalizar o show, a cantora escolheu o sucesso Aganju - uma ode mística ao amor e a espiritualidade.

A noite foi encerrada com a força dos metais e da percussão da Orquestra Contemporânea de Olinda. Os músicos, que recentemente voltaram de uma turnê na Europa, fizeram a sua primeira apresentação no País após a excursão. O público soube retribuir a energia da banda e dançou e cantou até a última música, executada já na manhã deste domingo.

Programação - O domingo também será bem variado na Esplanada Guadalajara. A partir das 21h sobem ao palco Mourinha dos Forró, seguida de Bongar e Josildo Sá. Após a apresentação do forrozeiro, Marina Lima apresenta antigos sucessos e as composições do seu novo álbum, Climáx. Quem fecha a noite é o ex vocalista do grupo Los Hermanos, Marcelo Camelo.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Isto tudo em garanhuns?