segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ed Wilson, um dos autores de 'Chuva de Prata' morre aos 65 anos

04/10/10 - Morre aos 65 anos Ed Wilson, fundador do Renato e Seus Blue Caps e vocalista do The Originals
Fonte: O Globo - Por Christina Fuscaldo

Ed Wilson no início da carreira / Reprodução

A Jovem Guarda perdeu na noite deste domingo Ed Wilson, um de seus maiores representantes. O cantor e compositor, fundador do Renato e Seus Blue Caps ao lado dos irmãos Renato e Paulo César Barros, foi vítima de um câncer que o abateu rapidamente: de acordo com familiares, em menos de seis meses, a doença tomou conta do corpo do músico de 65 anos, que ultimamente fazia parte do grupo The Originals. De acordo com nota divulgada pelo hospital, ele era portador de cardiopatia e doença neoplásica e faleceu com choque séptico.

Ele estava internado desde 12 de setembro na CTI e morreu no Hospital São Lucas, em Copacabana e o corpo está sendo velado nesta segunda-feira, na capela do cemitério São João Batista, com a presença de nomes como Wanderley Cardoso e Agnaldo Timóteo. Seu corpo será cremado na quarta-feira.

Compacto que Ed Wilson lançou em 1963 / Reprodução

- Foi um negócio meio que fulminante. Nunca vi nada assim. Ele vivia fazendo exames e nunca deu nada. Quando apareceu essa coisa, já tinha tomado conta da sua coluna vertebral, do cérebro... evoluiu muito rápido - lamentou Renato Barros, seu irmão e líder do Renato e Seus Blue Caps.

Edson Vieira de Barros foi criado no bairro de Piedade, zona Norte do Rio de Janeiro. Ao sair do grupo Renato e Seus Blue Caps para iniciar sua carreira solo, em 1961, deu lugar a Erasmo Carlos, que passou um período cantando na banda de Renato Barros, o primogênito. A maior parte dos hits de Ed Wilson em sua carreira solo foram compostos por seu irmão mais velho, entre eles "Garota fenomenal", "Telefonema" e "O carro do papai". Seu maior sucesso como compositor foi "Chuva de prata", que escreveu em parceria com Ronaldo Bastos e foi gravada por Gal Costa.

Ed Wilson (meio) entre os ex-Fevers numa foto de divulgação do grupo The Originals / Divulgação

Ed Wilson foi personagem da música "Festa de arromba", um dos maiores sucessos de Erasmo Carlos e Roberto Carlos na Jovem Guarda: "Lá fora um corre corre / Dos brotos do lugar / Era o Ed Wilson que acabava de chegar / Hey, Hey,(hey, hey) / Que onda / Que festa de arromba", diz a letra.

Ultimamente, Ed cantava no grupo The Originals ao lado de outros expoentes da Jovem Guarda, Miguel Plopschi, Pedrinho da Luz e Cleudir Borges, todos ex-membros fundadores dos Fevers.

Nenhum comentário: