sábado, 2 de outubro de 2010

01/10 - Show 'Voz & Violão' em Sampa (Anhembi)

01/10/10 - Gal Costa volta aos palcos brasileiros e diz que jovens têm se interessado em sua música
Fonte: UOL MÚSICA - Por Mariana Tramontina 


Bom dia, flores do dia. Assim saúda Gal Costa, quase todas as manhãs, os seus seguidores no Twitter. A cantora, que completou 65 anos no último domingo (26), é uma assídua usuária do microblog. "Gosto de computador, tecnologia, amo tudo isso", contou ela ao UOL Música, destacando que "é bom estar em contato com as pessoas que gostam do meu trabalho". Gal refere-se aos quase 25 mil admiradores que acompanham seus comentários sobre o tempo, o estado da bateria de seu celular ou seus desejos de boa semana, bons sonhos e boa noite.

Em menos de 140 caracteres, a cantora fala também sobre "Gal Total", uma caixa com 15 discos seus de 1967 a 1983 remasterizados, mais um CD duplo de raridades e um livreto com textos históricos e depoimentos. "Acabei de ver a caixa 'Gal Total' numa loja de discos. Achei super bonita!", entusiasma-se no microblog ao escrever para as pessoas que gostam do seu trabalho. Só não há menção (ainda) sobre o show que ela faz nesta sexta-feira (01) em São Paulo, no Palácio de Convenções do Anhembi.

A apresentação, em esquema voz e violão, é uma releitura de seus grandes sucessos. "Eu Vim da Bahia", "Vatapá", "Meu Bem Meu Mal", "Folhetim", "Você Não Entende Nada" e "Festa do Interior" devem continuar no roteiro. Gal divide o palco apenas com Luiz Meira, músico catarinense com quem ela trabalha há 13 anos. O show é mais um passo que ela dá em direção à volta aos palcos brasileiros, depois de uma elogiada e bem-sucedida temporada pelos Estados Unidos e Canadá --uma de suas últimas apresentações em São Paulo foi ao lado da norte-americana Dionne Warwick, em maio do ano passado.

O show não traz novidades --seu último disco de estúdio foi "Hoje", lançado em 2005. De novo, apenas o álbum de inéditas que ela está preparando para 2011 com produção de Caetano Veloso. Mas sobre isso ela não fala. Em uma curta entrevista por e-mail, Gal Costa comentou sobre os anos que ficou ausente dos palcos brasileiros, fez um elogio a Caetano e revelou: "tenho dois perfis no Facebook".

UOL Música - Como é seu novo show em relação ao repertório?
Canto canções que gravei ao longo da minha carreira. Sucessos do meu repertório.

UOL Música - Há algum tempo seus shows ficaram raros no país. Essa apresentação no Anhembi é uma volta efetiva aos palcos brasileiros? Sentiu saudade?
Tenho trabalhado muito durante todos esses anos em que fiquei ausente dos palcos brasileiros. Cantei bastante no Brasil em shows fechados. Pra mim, estar no palco, seja no Japão ou na Europa, é sempre muito legal.

UOL Música - No seu site não há shows marcados na agenda. Você pensa em montar uma nova turnê?
Não tenho mais agenda no meu site e ele está precisando ser atualizado. Ainda não tenho uma agenda já que estou começando a gravar um disco.

UOL Música - Sua turnê internacional foi bem recebida e elogiada lá fora. Já pensou em focar sua música no exterior e mudar para outro país? Como foi cantar para o público estrangeiro?
Não preciso morar fora do Brasil para estar presente em outros países. Minha carreira internacional é fruto do que fiz ao longo da minha vida como cantora. Tenho cuidado dela.

UOL Música - O disco com Caetano já está encaminhado? O que você poderia adiantar sobre ele? Vai mostrar uma prévia desse trabalho no show em São Paulo?
Não vou falar do disco que estou fazendo com Caetano, já que estamos no começo. Este show que farei no Anhembi não tem nada a ver com o novo trabalho.

UOL Música - Como é voltar a trabalhar com Caetano? Há novos compositores interessantes na música?
É muito bom trabalhar com Caetano de novo!!!!

UOL Música - O que você ainda gostaria de fazer em sua carreira?
Muitas coisas ainda por fazer. Sempre, sempre querendo mais.

UOL Música - Você se tornou usuária frequente do Twitter. Como isso tem funcionado para você, de compartilhar suas informações com tantas pessoas e de estar mais próxima dos fãs?
Gosto de computador, tecnologia, amo tudo isso. Tenho também dois perfis no Facebook. É bom estar em contato com as pessoas que gostam do meu trabalho. Gosto disso.

UOL Música - Com sua presença no Twitter e do Facebook, você tem notado mais pessoas jovens na sua plateia?
Não é por causa do Twitter que os jovens têm ido aos meus shows. Os jovens têm se interessado por minha música, têm todos os meus discos em vinil e conhecem minha carreira.

Nenhum comentário: