quinta-feira, 12 de agosto de 2010

1966 - I Festival Internacional da Canção (FIC)

Festival Internacional da Canção
Fonte: InfoEscola

*** PS: Em destaque o FIC de 1996 ***

O Festival Internacional da Canção (FIC) foi criado por Augusto Marzagão e teve sete edições. Todas as suas edições foram apresentadas no Maracanãzinho, ginásio anexo ao Maracanã.

O Festival era transmitido pela TV Globo em parceria com secretatia de turismo da Guanabara. O Festival tinha duas fases, a nacional e a internacional. A canção classificada em 1º lugar na fase nacional representava o Brasil na seleção internacional do FIC, entre representantes de outros países.

O prêmio era o “Galo de Ouro”, desenhado por Ziraldo e fabricado pela joalheria H.Stern. O Festival era iniciado com o “Hino da FIC”, composto por Erlon Chaves. O Primeiro FIC fora vencido por Dory Caymmi e Nelson Motta com a música “Saveiros”.

No II FIC, em 1967, o então jovem talento Milton Nascimento destacou-se com três músicas: “Maria, Minha Fé”, que fora desclassificada; “Travessia”, que ficou em 2º lugar na etapa nacional; e “Morro Velho”, que ficou em sétimo.A música de Milton Nascimento foi derrotada pela música “Magarida” de Gutemberg Guarabyra e Grupo Manifesto.

A música “Margarida” representou o Brasil na fase internacional ficando em 3º lugar, a derrota de Milton Nascimento, considerado durante o festival um intérprete e compositor raro, influenciou a mudança da composição do júri nos festivais posteriores, que passou a ter mais músicos do que jornalistas.

Nenhum comentário: