segunda-feira, 26 de julho de 2010

Entrevista com Liliane Maturana

Saiba Mais


Conversamos com Liliane Maturana, cantora e compositora paulista, e responsável juntamente com Sérgio Natureza e Tunai pela belíssima interpretação de Gal Costa para a música "Eternamente", gravada por ela no disco "Baby Gal", em 1983. A mesma gravação pode ser conferida hoje na trilha sonora da novela “Escrito nas Estrelas", da Rede Globo, às 18h00. 
Com vocês, um pouco mais da vida, obra e projetos de Liliane Maturana, exclusivamente, para o nosso blog.


Foto: Liliane
Fotos retiradas do Google

Saiba Mais sobre Liliane Maturana 
Por Ana Carla e Cleicia Teixeira

Quem é Liliane Maturana?
LILIANE - Não sei me definir. Acho isso bem difícil, mas pra localizar, posso dizer que sou paulista, de Bauru - e trabalhei toda minha vida com arte. Dos 12 aos 18 fiz teatro e depois passei a minha vida cantando, compondo... Enfim, trabalhando com música em todos os lugares em que isso é possível; desfilei como modelo; fiz comerciais para TV e participei de novelas. Atualmente, trabalho para lançar a PEACEPAIX, uma marca de roupas.

A música te seduziu? Seu sonho de infância era trabalhar com música?
LILIANE - A música aconteceu muito por acaso, meus amigos de escola é que gostavam, então me inscreviam em Festivais, aquela coisa toda. Acabei gostando, conheci pessoas legais, fui sendo convidada pra trabalhos musicais e quando vi, era cantora.

A composição pra mim sempre foi uma forma de expressão, nada mais. É uma necessidade básica, meu sonho na verdade sempre foi ser aeromoça.

Quais as metas que você precisa alcançar na música? Quais seus projetos pro futuro?
LILIANE - Eu não sei se decepciono, mas não tenho nenhuma pretensão musical, no futuro muito menos. Como gosto muito de compor, talvez tenha mais algumas canções gravadas, eu deixo correr.
Projeto mesmo é na área da moda. Estou empenhada na minha marca "PEACEPAIX", que a principio serão camisetas.

Quais foram seus sucessos de maior repercussão? E os trabalhos lançados no decorrer da sua carreira?
LILIANE - Eu sou uma compositora de poucas músicas. Acho que não tenho 100 composições feitas em toda minha carreira. Tenho poucas canções gravadas. "Eternamente", gravada lindamente pela Gal e regravada pela Fafá de Belém é minha música mais conhecida. A música "Eu acho que Pirei", gravada por Sandy & Júnior, também ficou conhecida do público, eu fiz a letra.

Como você se sentiu sendo gravada pela Gal?
LILIANE - Ter uma música gravada pela Gal Costa foi uma das sensações mais impactantes da minha vida. Eu fui ao show de estréia no Canecão, e quando ela entrou cantando, eu comecei a chorar sem parar, soluçando... É indescritível dizer o que senti. Lembro que o Djavan estava na mesa da frente e olhou pra mim com um olhar indagador (risos)

Como é ter sua música participando da trilha sonora de uma novela?
LILIANE - Ter uma música numa novela também é super interessante. Eu gravei "Sonho Blue", para a novela "A Gata Comeu", e adorei. Era o tema da Jô (Christiane Torloni) e do Fábio. A história foi um sucesso, eu adorava ver as cenas com a minha música.

Qual sua análise atual para o mercado fonográfico brasileiro?
LILIANE - Eu acho que o Mercado Fonográfico tende a melhorar. Espero de todo coração que a pirataria, por exemplo, desapareça da vida de todos aqueles que são prejudicados por ela.

Deixe uma mensagem final para os fãs da Gal Costa, que te admiram e para os que ainda não conhecem seu trabalho de perto.
LILIANE - O que eu posso dizer para os fãs da Gal, sendo eu também, super fã?
Quem não gosta de Gal Costa, nunca ouviu. Quem ouviu nunca esquece. Modestamente, posso dizer que conheço inúmeras vozes no mundo todo. Ninguém tem o timbre mais lindo, ninguém interpreta com tanta beleza uma canção. Desejo a todos nós, fãs, muito... Muito de Gal Costa. Que ela nos invada sempre com sua incomparável voz e beleza!

Foto: Liliane Maturana

Bate-Bola

Artista: Gal Costa, claro!
Música: "Eternamente" e "Rebento" (Gilberto Gil)
Família: Minha vida
Parceiro: Jesus. Não faço nada sem ele.
Paixões: Sou apaixonada pela vida.

Assistam abaixo, a magnífica interpretação de Gal para a música "Eternamente".  Momento de extrema sensibilidade na música brasileira.




E-mail: lilianematurana@yahoo.com.br
Twitter:  @LilianeMaturana / @peacepaix_shirt

Nenhum comentário: