segunda-feira, 5 de julho de 2010

1985 - Disco: Bem Bom

1985 - Álbum: Bem Bom

Capa
Contracapa
Encarte
Fotos: Divulgação
 Capa

MÚSICAS:

01. Sorte (Celso Fonseca / Ronaldo Bastos) - com Caetano Veloso
02. Último Blues (Chico Buarque)
03. Um Dia de Domingo (Michael Sullivan / Paulo Massadas) - com Tim Maia
04. Acende o Crepúsculo (Marina Lima / Antônio Cícero)
05. Muito Por Demais (Gonzaguinha)
06. Romance (Djavan)
07. Musa de Qualquer Estação (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
08. Bem-bom (Eduardo Gudin / Arrigo Barnabé / Carlos Rennó)
09. Todo Amor Que Houver Nessa Vida (Cazuza / Roberto Frejat)
10. Quem Perguntou Por Mim (Milton Nascimento / Fernando Brant)
11. De Volta ao Futuro (Ricardo Cristaldi / Waly Salomão)

FICHA TÉCNICA:

Gravadora: RCA
Produtor: Miguel Plospschi/Waly Salomão/Gal Costa
Formatos: (LP/1985), (CD/1994)
Primeiro disco: 1985
Observação: CD sem créditos aos músicos. No LP há ficha técnica detalhada.
Créditos: Ficha técnica disponibilizada no site Discos do Brasil por Maria Luiza Kfouri

Música(s):

01 - Sorte
Compositor(es): Celso Fonseca / Ronaldo Bastos

Músico(s):
Cidinho : Percussão
Marcelo Costa : Bateria
Marcelo Costa : Percussão
Pedro Baldanza : Baixo Elétrico
Ricardo Cristaldi : Teclados
Toni Costa : Guitarra

Part. Especial(ais): Caetano Veloso : Voz
Arranjador: Ricardo Cristaldi

02 - O Último Blues
Compositor: Chico Buarque

Músico(s):
Carlos Bala (Carlos Alberto Gomes) : Bateria
Júlio Cesar Teixeira (Julinho) : Teclados
Lino Simão Júnior : Saxofone Alto
Luiz Avellar : Piano
Nico Assumpção : Baixo Elétrico
Ricardo Silveira : Guitarra

Arranjador: Luiz Avellar

03 - Um Dia De Domingo
Compositor(es): Michael Sullivan / Paulo Massadas

Músico(s):
Fernando Souza : Baixo Elétrico
Lincoln Olivetti : Teclados
Robson Jorge : Teclados

Part. Especial(ais): Tim Maia : Voz
Arranjador: Lincoln Olivetti

04 - Acende O Crepúsculo
Compositor(es): Antônio Cícero / Marina Lima

Músico(s):
Armando Marçal (Marçalzinho) : Percussão
Cidinho : Percussão
Júlio Cesar Teixeira (Julinho) : Teclados
Luna Messina : Coro
Marcelo Costa : Bateria
Marcelo Costa : Percussão
Márcio Lott : Coro
Marisa Fossa : Coro
Otávio Fialho : Baixo Elétrico
Pedro Baldanza : Coro
Ricardo Cristaldi : Teclados
Rogério Meanda : Guitarra
Toni Costa : Guitarra

Arranjador: Ricardo Cristaldi

05 - Muito Por Demais
Compositor: Luiz Gonzaga Júnior

Músico(s):
Carlos Bala (Carlos Alberto Gomes) : Bateria
Luiz Avellar : Teclados
Ohana (Rubem Ohana de Miranda) : Percussão
Paulinho Trompete : Percussão
Piska : Guitarra

Arranjador: Luiz Avellar

06 - Romance (Laranjinha)
Compositor: Djavan

Músico(s):
Armando Marçal (Marçalzinho) : Percussão
Djavan : Guitarra
Djavan : Violão
Luiz Avellar : Piano
Luiz Avellar : Teclados
Sizão Machado : Baixo Elétrico
Téo Lima : Bateria

Part. Especial(ais):
Djavan : Violão
Djavan : Guitarra
Arranjador: Djavan

07 - Musa De Qualquer Estação
Compositor(es): Erasmo Carlos / Roberto Carlos

Músico(s):

Carlos Bala (Carlos Alberto Gomes) : Bateria
Cleberson Horsth (Roupa Nova) : Teclados
Fabíola Pires : Coro
Marcelo Sussekind : Guitarra
Paulo Cesar Barros : Baixo Elétrico
Paulo Massadas : Coro
Regina Corrêa : Coro
Renata Moraes : Coro
Ronaldo Corrêa : Coro

Arranjador: Marcelo Sussekind

08 - Bem Bom
Compositor(es): Arrigo Barnabé / Carlos Rennó / Eduardo Gudin

Músico(s):
Aizik Meilach Geller : Violino
Alceu de Almeida Reis : Violoncelo
Alfredo Vidal : Violino
Arlindo Figueiredo Penteado : Viola de Arco
Armênio Suzano : Clarinete
Arrigo Barnabé : Piano
Bebeto : Baixo Elétrico
Carlos Bala (Carlos Alberto Gomes) : Bateria
Carlos Eduardo Hack : Violino
Celso Woltzenlogel : Flauta
Clóvis Timóteo Guimarães : Clarinete
Edson José Alves : Regência
Francisco Perrota : Violino
Franklin Corrêa da Silva (Franklin da Flauta) : Flauta
Frederick Stephany : Viola de Arco
Giancarlo Pareschi : Violino
Hindemburgo Vitoriano Borges Pereira : Viola de Arco
Jaques Morelenbaum : Violoncelo
João Daltro de Almeida : Violino
Jorge Faini : Violino
Jorge Kundert Ranevsky (Iura) : Violoncelo
José Cardoso Botelho : Clarinete
Luiz Carlos Campos Marques : Violino
Márcio Eymard Mallard : Violoncelo
Michel Bessler : Violino
Murilo Barquette : Flauta
Nelsinho (Nelson Martins dos Santos) : Trombone
Nelson Abramento : Violino
Nelson de Macedo : Viola de Arco
Ohana (Rubem Ohana de Miranda) : Percussão
Paschoal Perrota : Violino
Paulo Guimarães : Flauta
Pedro Silveira Neto : Clarinete
Walter Hack : Violino

Arranjador(es): Arrigo Barnabé / Eduardo Gudin

09 - Todo O Amor Que Houver Nessa Vida
Compositor(es): Cazuza / Roberto Frejat

Músico(s):

Lino Simão Júnior : Saxofone Alto
Marcelo Costa : Bateria
Otávio Bangla : Saxofone Tenor
Otávio Fialho : Baixo Elétrico
Ricardo Cristaldi : Teclados
Toni Costa : Violão
Toni Costa : Guitarra
Zé Carlos Bigorna (José Carlos Machado Ramos) : Saxofone Alto
Zé Luis (Segneri Oliveira) : Saxofone Tenor
Zé Luis (Segneri Oliveira) : Saxofone Soprano

Arranjador(es): Ricardo Cristaldi

10 - Quem Perguntou Por Mim
Compositor(es): Fernando Brant / Milton Nascimento

Músico(s):
Wagner Tiso : Piano

Arranjador: Wagner Tiso

11 - De Volta Ao Futuro
Compositor(es): Ricardo Cristaldi / Waly Salomão

Músico(s):
Cidinho : Percussão
Eveline Hecker : Coro
Leo Gandelman : Saxofone Alto
Marcelo Costa : Bateria
Márcio Lott : Coro
Marisa Fossa : Coro
Pedro Baldanza : Coro
Pedro Baldanza : Baixo Elétrico
Ricardo Cristaldi : Teclados
Toni Costa : Guitarra

Arranjador: Ricardo Cristaldi

LETRAS:

01 - Sorte
Composição: Celso Fonseca / Ronaldo Bastos

Tudo de bom que você me fizer
Faz minha rima ficar mais rara
O que você faz me ajuda a cantar
Põe um sorriso na minha cara, meu amor

Você me dá sorte, meu amor
Você me dá sorte, meu amor
Você me dá sorte na vida!

Quando te vejo não saio do tom
Mas meu desejo já se repara
Me dá um beijo com tudo de bom
E acende a noite na Guanabara, meu amor

Você me dá sorte, meu amor
Você me dá sorte, meu amor
Você me dá sorte de cara!

02 - O Último Blues
Composição: Chico Buarque

Essa menina que você seduz
E um dia depois
Sem mais nem mais, esquece
Ela, no fundo, é uma atriz
Quando beija a sua boca
E nada acontece

Essa menina que você seduz
Agora é uma atriz
Saída de outro peça
Chamada ``Doces Ardis...''
Quando beija a sua boca
Ela começa a fraquejar
Por onde anda a sua mão
Você só quer se aproveitar
E ela delira
Rodopiando no salão
Os dois parecem um casal
Mas é mentira

Essa menina pode ir pro Japão
Na vida real
Você é quem enlouquece
Apaga a última luz
E nos cantos do seu quarto
A figura dela fosforesce
Ao som do último blues
Na Rádio Cabeça
Se puder esqueça
A menina que você seduz

03 - Um dia De Domingo
Composição: Michael Sullivan e Paulo Massadas

Eu preciso te falar
Te encontrar de qualquer jeito
Prá sentar e conversar
Depois andar
De encontro ao vento...

Eu preciso respirar
O mesmo ar que te rodeia
E na pele quero ter
O mesmo sol que te bronzeia...

Eu preciso te tocar
E outra vez te ver sorrindo
E voltar num sonho lindo...

Já não dá mais prá viver
Um sentimento sem sentido
Eu preciso descobrir
A emoção de estar contigo...

Ver o sol amanhecer
E ver a vida acontecer
Como um dia de domingo...

Faz de conta que ainda é cedo
Tudo vai ficar
Por conta da emoção
Faz de conta que ainda é cedo
E deixar falar
A voz do coração...(final 2x)

04 - Acende o Crepúsculo
Composição: Marina/ Antônio Cícero

Em parte a gente é arte
Em outra parte é técnica
Sou de carne e osso
E eletrônica
Cara, me dá um sorriso
Que a vida é crise
Toma um kamicase
Pega, chuta, muda
Que o amor é só roleta-russa
Não existe regra
Nem exceção
Basta um certo estilo de improvisação
Cara, a vida é brisa
Me leva pro Japão
Ou nessa madrugada
Vem e barbariza
Ascende o crepúsculo
De Cubatão

05 - Muito por Demais
Composição: Gonzaguinha

Tudo o que sonhei – cais
Fruta que ganhei – paz
Flor no coração
Cheiro da alecrim
Brilho de rubi – sol

Bruma da manhã – véu
Pele sapoti – lã
Boca de carmim
Gosto de cajá
Toque de maçã – céu

Chuva que alimenta a floresta (minha festa)
Festa permanente na cidade (liberdade)
Calma do entardecer – canto de adormecer
Sono de criança (azul bebê)

Tudo que sonhei (flor)
Fruto que ganhei (mel)
Paz no coração
Vida sapoti
Toque de maçã (muito por demais)

06 - Romance
Composição: Djavan

Fruta-de-conde,
Sua casca é um romance
Muito boinha você,
Viu? Laranjinha doce
Dulcíssima...
Pitomba jura
Amargura no caroço
Goiaba quase de vez
Mamoeiro dá um leite:
Que fel
Pitanga do céu
Amor de maçã
Debaixo do frio
Por dentro do mato,
Fruto do ato
Ligado do ato
Ligado à resina de cajá
Manga-espada inchada
Eu sou do mato
Brinquei com maturi,
Vou ficando por aqui
Nas costas da madrugada
Por dentro do mato
Fruto do ato
Ligado à resina de cajá
Manga-espada inchada
Eu sou do mato
Brinquei com maturi
Vou ficando por aqui
Meu bem me abraça
E a lua quer me dizer
Te amo.

07 - Musa de Qualquer Estação
Composição: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos

Me visa, me bisa
Me planta na imaginação
Me queira, me cheira
Me usa como definição
Me dá minha bola
Que eu mato no peito
Entro na érea e faço um gol de efeito
Me ama, me chama
De porta-estandarte
Que eu sou uma obra de arte...
Me leia, me creia
Faça fé no meu violão
Me cota, me vota
Me cai no gosto da multidão
Porque me eleger
Só no verão
Se eu sou musa de qualquer estação
Sou o sol e a chuva
A fruta e a flor
Eu sou um ano inteiro de amor

Sou a beleza da vida
Sou o que der e vier
A natureza da nova mulher...

Sou um milagre que existe
O coquetel da paixão
Bonitos acordes dessa canção

08 - Bem-Bom
Composição: Eduardo Gudim/ Arrigo Barnabé/ Carlos Rennó

É. Só tem que ser é com você
Porque senão não tem porquê
Porque seu tom é tão pro meu
E eu sou mais você e eu
Vem me cantar, me tentar
Vem me tocar, me pegar
Como uma canção de amor
Que nasce agora no ar
Com o frescor da brisa e calor
A cor do seu olhar
Que me alisa a pele em plena flor
Pra te dar
Meu amor, meu bem
Vem mais pra cá, está demais
Mais vai ficar pra lá de bom
Em corpo, em cor, em som de vai
E vem que tem, cai no bem-bom
Vem me cantar, me tentar
Vem me tocar, me pegar
Com uma canção de amor
Que nasce agora no ar
Com o frescor e a brisa e calor
A cor do seu olhar
Que me alisa a pele em plena flor
Pra te dar
Meu amor, meu bem

Vem me amar, me chamar
Vem pegar me levar
A uma festa a dois
É só o que resta pra nós
Tem tanta gente, a gente nem vê
A hora de ficar
Eu e você, nós dois, como tem que ser sem pensar
E depois, enfim
Só mesmo a gente noite adentro
Dentro e fora, agora sim
O nosso amor vai ser assim
Eu pra você, você pra mim

09 - Todo Amor que Houver Nessa Vida
Composição: Frejat/ Cazuza

Eu quero a sorte de um amor tranqüilo
Com sabor de fruta mordida
Nós na batida, no embalo da rede
Matando a sede na saliva

Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum trocado pra dar garantia

E ser artista no nosso convívio
Pelo inferno e céu de todo dia
Pra poesia que a gente não vive
Transformar o tédio em melodia

Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum veneno antimonotonia

E se eu achar a tua fonte escondida
Te alcanço em cheio, o mel e a ferida
E o corpo inteiro como um furacão
Boca, nuca, mão e a tua mente não

Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum remédio que me dê alegria

10 - Quem Perguntou Por Mim
Composição: Milton Nascimento & Fernando Brant

Quem me chamou
Me procurou
Quem quis ouvir minha voz
Quem escreveu
Quem perguntou por mim
Quem falou e chorou?
Quem me telefonou
Seus dramas contou
Pois se sentia sozinho
É meu amigo
É isso que eu tenho no mundo, em qualquer lugar
Moram no rio
São paulo e salvador
Em barcelona estão
Escrevem em paris
Roma e xangrilá
É bom assim
Ser a voz que alegra alguém além do oceano
Além das nações
A brasileira voz
Que se emociona
Que acredita e fala e vive o humano
Amor

11 - De Volta ao Futuro
Composição: Ricardo Cristaldi / Waly Salomão

Em matéria de previsão eu deixo furo
Futuro, eu juro, é dimensão
Não consigo ver
Nem sequer rever
Isto porque, no lusco – fusco
Ora pitomba,
Minha bola de cristal fica fosca
Mando bola no escuro
Acerto o tiro na boca da mosca
Ouras tantas giro a Terra toda às tontas
Dobro o cabo das tormentas, rebatizo Boa-Esperança
E vou pegando pelo rabo a lebre de vidro
Do acaso por acaso
Em matéria de previsão só deixo furo
Futuro, eu juro, é dimensão
Vejo bem no claro
E tão mal no escuro
Minha vida afinal navega tal e qual
Caravela de Cabral
O marinheiro mete a cara na janela e grita
Sinal de terra. Terra à vista
Tanto faz, Brasil ou Índia Ocidental. Oriental
Ó sina, começa sempre a dança
Recomeça, sempre recomeça a dança da sinuca
Sempre recomeça a dança, a mesma dança da sinuca vital

Nenhum comentário: