sábado, 24 de abril de 2010

1981 - Disco: Fantasia

Gal Costa - Fantasia (1981)

Gravadora: Polygram/Philips
Produtor: Mariozinho Rocha/Guilherme Araújo/Gal Costa
Formatos: (LP/1981), (CD/1988)
Primeiro disco: 1981
Observação: Ficha técnica do disco sem créditos aos músicos que dele participaram, mas com crédito ao maquiador da foto de capa.

 Capa
 Contracapa
 Encarte

FICHA TÉCNICA:

Fonte: Ficha técnica retirada do site "Discos do Brasil" de Maria Luiza Kfouri

01 - Canta Brasil
Compositor(es): Alcyr Pires Vermelho / David Nasser
Arranjador: Guto Graça Mello

02 - Meu Bem, Meu Mal
Compositor: Caetano Veloso
Arranjador: Lincoln Olivetti

03 - Roda Baiana
Compositor(es): Ivan Lins / Vitor Martins
Arranjador: Gilson Peranzzetta

04 - Faltando Um Pedaço
Compositor: Djavan
Arranjador: Gilson Peranzzetta

05 - O Amor
Compositor(es): Caetano Veloso - Maiakowski (poema) - Ney Costa Santos
Arranjador: Guto Graça Mello

06 - Festa Do Interior
Compositor(es): Abel Silva / Moraes Moreira
Arranjador: Lincoln Olivetti

07 - Açaí
Compositor: Djavan

08 - Tapete Mágico
Compositor: Caetano Veloso
Arranjador: Gilson Peranzzetta

09 - Massa Real
Compositor: Caetano Veloso
Arranjador: Lincoln Olivetti

10 - Estrela, Estrela
Compositor: Vitor Ramil
Part. Especial: Zé Luiz Mazziotti (Voz)
Arranjador: Gilson Peranzzetta


MÚSICAS:

1. Canta Brasil (David Nasser / Alcyr Pires Vermelho)
2. Meu Bem Meu Mal (Caetano Veloso)
3. Roda Baiana (Ivan Lins / Vitor Martins)
4. Faltando Um Pedaço (Djavan)
5. O Amor (Caetano Veloso / Ney Costa Santos / Vladimir Maiakovski)
6. Festa do Interior (Moraes Moreira / Abel Silva)
7. Açaí (Djavan) - com Roupa Nova
8. Tapete Mágico (Caetano Veloso)
9. Massa Real (Caetano Veloso)
10. Estrela, Estrela (Vitor Ramil) - com Zé Luiz Mazziotti


LETRAS:

01 - Canta Brasil
Composição: Alcir Pires Vermelho / David Nasser

As selvas te deram nas noites teus ritmos bárbaros
E os negros trouxeram de longe reservas de pranto
Os brancos falavam de amor nas suas canções
E dessa mistura de vozes nasceu o teu canto

Brasil, minha voz enternecida
Já dourou os teus brasões
Na expressão mais comovida
Das mais ardentes canções

Também, na beleza deste céu
Onde o azul é mais azul
Na aquarela do Brasil
Eu cantei de norte a sul

Mas agora o teu cantar
Meu Brasil quero escutar
Nas preces da sertaneja
Nas ondas do rio-mar

Oh! Este rio turbilhão
Entre selvas e rojão
Continente a caminhar
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

Na beleza deste céu
Onde o azul é mais azul
Na aquarela do Brasil
Eu cantei de norte a sul

Mas agora o teu cantar
Meu Brasil quero escutar
Nas preces da sertaneja
Nas ondas do rio-mar

Oh! Este rio turbilhão
Entre selvas e rojão
Continente a caminhar
No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!

No céu, no mar, na terra!
Canta Brasil!!


02 - Meu Bem, Meu Mal
Composição: Caetano Veloso

Você é meu caminho
Meu vinho, meu vício
Desde o início estava você

Meu bálsamo benígno
Meu signo, meu guru
Porto seguro onde eu voltei

Meu mar e minha mãe
Meu medo e meu champagne
Visão do espaço sideral

Onde o que eu sou se afoga
Meu fumo e minha ioga
Você é minha droga
Paixão e carnaval

Meu zem, meu bem, meu mal

03 - Roda Baiana
Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

Maré na vazante tá querendo encostar
Tá querendo entregar
Uma estrela brilhante caída no mar, eh!
Pelo teu remelexo, ô
O nó nas cadeiras, ah!
Bota a baiana pra rodar
Quando põe a baiana pra rodar
Quando põe a baiana pra rodar, pra rodar
Marinheiro mercante tá querendo atracar
Tá querendo te dar um anel e um turbante
Pulseira e colar, eh!
Pelo teu remelexo, ô
O nó nas cadeiras, ah!
Quando bota a baiana pra rodar
Quando põe a baiana pra rodar
Quando põe a baiana pra rodar, pra rodar
A areia da praia tá querendo jogar
Tá querendo botar nesta barra de saia
Fitilho e luar, eh!
Pelo teu remelexo, ô
O nó nas cadeiras, ah!
Bota a baiana pra rodar
Quando põe a baiana pra rodar
Quando põe a baiana pra rodar, pra rodar
Quando põe a baiana bota a baiana
Bota a baiana pra rodar, pra rodar
Pra rodar, pra rodar, baiana pra rodar
Põe a baiana pra rodar, põe a baiana pra rodar

04 - Faltando um Pedaço
Composição: Djavan

O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha:
Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha

O amor é como um raio galopando em desafio
Abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios
Quem tentar seguir seu rastro se perderá no caminho
Na pureza de um limão ou na solidão do espinho

O amor e a agonia cerraram fogo no espaço
Brigando horas a fio, o cio vence o cansaço
E o coração de quem ama fica faltando um pedaço
Que nem a lua minguando, que nem o meu nos seus braços

05 - O Amor
Composição: Caetano Veloso (baseado em poema de Vladimir Maiakovski)

Talvez
Quem sabe
Um dia
Por uma alameda
Do zoológico
Ela também chegará
Ela que também
Amava os animais
Entrará sorridente
Assim como está
Na foto sobre a mesa

Ela é tão bonita
Ela é tão bonita
Que na certa
Eles a ressuscitarão
O século trinta vencerá
O coração destroçado já
Pelas mesquinharias

Agora vamos alcançar
Tudo o que não
Podemos amar na vida
Com o estrelar
Das noites inumeráveis

Ressuscita-me
Ainda
Que mais não seja
Porque sou poeta
E ansiava o futuro

Ressuscita-me
Lutando
Contra as misérias
Do cotidiano
Ressuscita-me por isso

Ressuscita-me
Quero acabar de viver
O que me cabe
Minha vida
Para que não mais
Existam amores servis

Ressuscita-me
Para que ninguém mais
Tenha de sacrificar-se
Por uma casa
Um buraco

Ressuscita-me
Para que a partir de hoje
A partir de hoje
A família se transforme

E o pai
Seja pelo menos
O Universo
E a mãe
Seja no mínimo
A Terra
A Terra
A Terra

06 - Festa do Interior
Composição: Abel Silva / Moraes Moreira

Fagulhas, pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados
Segura as pontas, meu coração
Bombas na guerra - magia
Ninguém matava, ninguém morria
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
E ardia aquela fogueira
Que me esquentava a vida inteira
Eterna noite sempre a primeira
Festa do interior

07 - Açaí
Composição: Djavan

Solidão de manhã,
Poeira tomando assento
Rajada de vento,
Som de assombração, coração
Sangrando toda palavra sã

A paixão puro afã,
Místico clã de sereia
Castelo de areia,
Ira de tubarão, ilusão
O sol brilha por si

Açaí, guardiã
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã

Solidão de manhã,
Poeira tomando assento
Rajada de vento,
Som de assombração, coração
Sangrando toda palavra sã

A paixão puro afã,
Místico clã de sereia
Castelo de areia,
Ira de tubarão, ilusão
O sol brilha por si

Açaí, guardiã
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã

08 - Tapete Mágico
Composição: Caetano Veloso

Os olhos de Carmem Miranda moviam-se discos voadores fantásticos
No palco Maria Betânia, desenha-se todas as chamas do pássaro
A dança de chaplin, o show dos Rolling Stones
A roça de Opô Afonjá
Mas nada é mais lindo
Que o sonho dos homens de faze um tapete boar
Sobre um tapete máfico eu vou cantando
Sempre um chão sob os pés, mas longe do chão
Maravilha sem medo, eu vou onde e quando
Me conduz meu desejo e minha paixão
Sobrevôo a Baia de Guanabara
Roço as mangueiras de Belém do Pará
Paro sobre a Paulista de madrugada
Volto pra casa quando quero voltar
Vejo o todo da festa dos navegantes
Pairo sobre a cidade do Salvador
Quero de novo estar onde estava antes
Passo pela janela do meu amor
Costa brava, Saara, todo o planeta
Luzes, cometas, mil estrelas do céu
Pontos de luz vibrando na noite preta
Tudo quanto é bonito, o tapete e eu
A bordo do tapete você também pode viajar, amor
Basta cantar comigo e vir como eu vou

09 - Massa real
Composição: Caetano Veloso

Hoje eu só quero você
Seja do jeito que for
Hoje eu só quero alegria
É meu dia, é meu dia
Hoje eu só quero amor
Hoje eu só quero prazer
Hoje vai ter que pintar
Só quero a massa real
É o meu carnaval
Hoje eu só quero amar
Hoje eu não quero sofrer
Não quero ver ninguém chorar
Hoje eu não quero saber
De ouvir dizer que não vai dar
Vai ter que dar, vai ter que dar
Esse é o meu carnaval
Vai ter que dar, vai ter que dar
Só quero a massa real

10 - Estrela, Estrela
Composição: Vitor Ramil

Estrela, estrela
Como ser assim
Tão só, tão só
E nunca sofrer
Brilhar, brilhar
quase sem querer
Deixar, deixar,
Ser o que se é

No corpo nu
Da constelação
Estás, estás
Sobre um mas das mãos
E vais e vens
Como um lampião
Ao vento frio
De um lugar qualquer

É bom saber
Que és parte de mim
Assim como és
parte das manhãs
Melhor, melhor
É poder gozar
Da paz, da paz
Que trazes aqui

Eu canto, eu canto
Por poder te ver
No céu, no céu
Como um balão
Eu canto e sei
Que também me vez
Aqui, aqui
Com essa canção

Nenhum comentário: