domingo, 17 de janeiro de 2010

1969 - Documentário "B2"

Por Jeocaz Lee-Meddi

1969 e 1970 - DOCUMENTÁRIO B2 (2001)

A última fase do Tropicalismo, já com Caetano Veloso e Gilberto Gil exilados em Londres, desembocou no psicodelismo do rock e, consequentemente no movimento de contracultura que foi chamado de Tropicalismo Underground, ou Desbunde. Sozinha, Gal Costa passou a ser cultuada pelos intelectuais da contracultura, e idolatrada pela geração do desbunde, tornando-se a musa do movimento.
A fase psicodélica de 1969 culminou no underground e desbunde, encerrando-se em 1972, com o show "Gal a Todo Vapor", conhecido como "Fa-tal".
Se vasculharmos as obras dos ícones do cinema marginal, da contracultura da época, vamos encontrar vários registros da musa do desbunde.
Julio Bressane e Rogério Sganzerla são considerados os pais do cinema marginal no Brasil. Gal Costa foi filmada pelos dois. O documentário, "B2", embalado em música de Jimi Hendrix, traz imagens de bastidores de "O Bandido da Luz Vermelha" e de "Carnaval na Lama", filmado em Nova York, na primeira metade dos anos 70, além do show de Gal Costa.
Esta fase conta com Baby" como trilha de "Copacabana me Engana", de Antonio Carlos Fontoura. Também do mesmo diretor temos "Meu Nome é Gal", que culmina com Gal Costa cantando a canção homônima, totalmente envolvida no psicodelismo.
Temos ainda, "Bahia Por Exemplo", de Rex Schindler, com a ela cantando "Divino Maravilhoso".
E ainda, o documentário com o Som Imaginário, que registra a entrada do Teatro Tereza Raquel e Gal Costa no palco, belíssimo!
E o melhor de tudo, todos postados no Youtube! Só não assiste quem não quer. E quem quer, delicia-se com a musa do desbunde.

B2 2001 - Rogerio Sganzerla & Sylvio Renoldi - Parte I



B2 2001 - Rogerio Sganzerla & Sylvio Renoldi - Parte II



Agradecimentos especiais ao Macedonio Rodriguez por disponiblizar este vídeo no Youtube.

Um comentário:

Bia disse...

Qual é este documentário que vc cita sobre o Som Imaginário, exatamente?